ToqueTec
Cowork + Claude: o “colega de trabalho” que organiza nos seus arquivos
A ideia de “assistente de IA” muda quando a ferramenta deixa de apenas responder e passa a operar dentro do seu fluxo de trabalho. O ToqueTec analisou o Cowork, novidade da Anthropic integrada ao Claude, para explicar por que ele se parece menos com um […]
A ideia de “assistente de IA” muda quando a ferramenta deixa de apenas responder e passa a operar dentro do seu fluxo de trabalho. O ToqueTec analisou o Cowork, novidade da Anthropic integrada ao Claude, para explicar por que ele se parece menos com um chat e mais com um colega que recebe um pacote de tarefas e devolve entregáveis.
O que é o Cowork e por que ele não é só conversa?
A Anthropic descreve o Cowork como um research preview que traz capacidades de agente para trabalho no Claude Desktop. A diferença central é operacional. Além de responder sobre um arquivo, ele pode ler, editar e criar arquivos dentro de um diretório autorizado e conduzir um plano de execução com etapas.
Leia também:
Como ele trabalha nos arquivos: pasta, escopo e permissões
O modelo de uso começa com um gesto objetivo: você escolhe uma pasta no seu computador e dá permissão para o Cowork atuar ali. A partir disso ele pode organizar, renomear, criar versões e montar novos documentos com base no que encontrou. Em materiais de tutorial da própria Claude, o Cowork aparece como um recurso local no macOS, acessado por uma aba própria no Claude Desktop, com ênfase em conceder acesso apenas ao que faz sentido.
O que ele faz no cotidiano: exemplos que poupam tempo
A lista de tarefas cotidianas é o que dá liga. A Anthropic pode reorganizar a pasta de downloads (classificando e renomeando), criar planilhas de despesas a partir de capturas de tela e produzir um primeiro rascunho de relatório a partir de anotações espalhadas.
Ele é um assistente capaz de controlar o computador em tarefas complexas e entregar peças inteiras (por exemplo, apresentações), com ressalvas sobre maturidade do recurso. O ponto forte é o “encadeamento”: você pede “organize, extraia, consolide e escreva”, e ele tenta costurar o fluxo sem exigir microgerenciamento a cada passo.
Conectores: quando o Cowork vira uma central de trabalho
O Cowork também pode ganhar utilidade quando se conecta a serviços externos. Assim ele pode encontrar alternativas para realizar trabalhos dialogando com Apps e com informações, criando uma interface para as tarefas. Mas para isso é preciso definir as tarefas com clareza e objetividade.
Mas é preciso pensar antes de executar
Lembre-se que você está mexendo em seu próprio conteúdo. A ferramenta salva backups dos arquivos originais. No entanto, o trabalho gera novos arquivos e, se as instruções forem ambíguas, o resultado também será. E você terá uma floresta de arquivos semelhantes correndo o risco de se perder em meio a novos dados gerados sem que eles correspondam às suas necessidades. O labirinto de pastas, embora organizadas, pode fazer com que você se perca.
O produto pode ser entendido como um organizador de gavetas. Um dia você decide combinar as camisas e as meias. Se no outro dia imaginar que seria melhor unir as meias aos sapatos e as camisas às calças, você ficará dias em frente ao armário. Quando precisar de uma meia pode correr o risco de não saber onde ela está.
Este conteúdo foi criado com auxílio de inteligência artificial e supervisionado por um jornalista do ToqueTec
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
