Mundo
Trump diz que UE pagará ‘preço muito alto’ por multa ao Google
O bloco multou a empresa em 890 milhões de euros (5,11 bilhões de reais)
O presidente Donald Trump ameaçou nesta sexta-feira 24 impor tarifas à União Europeia e abrir uma investigação comercial formal em resposta à mais recente sanção antitruste aplicada por Bruxelas contra o Google.
Em uma publicação em sua plataforma Truth Social, Trump afirmou que o bloco europeu “pagará um preço muito alto por essa conduta ilegal e altamente antiética, sobre a qual venho alertando constantemente”, e disse que os Estados Unidos imporão uma “TARIFA substancial (…) o mais rápido possível”.
Ele também declarou que “iniciaria imediatamente uma investigação com base na Seção 301” sobre o que classificou como a prática da União Europeia de “ROUBAR” empresas americanas.
A Seção 301 da Lei de Comércio de 1974 permite que Washington investigue práticas estrangeiras consideradas discriminatórias e responda com a imposição de tarifas.
Na quinta-feira, a União Europeia aplicou duas multas que totalizam 890 milhões de euros (5,11 bilhões de reais) à gigante da tecnologia Google, decisão que ameaça as relações comerciais com os Estados Unidos.
Esse valor total representa a maior sanção já imposta por Bruxelas a uma empresa com base no Regulamento Europeu de Mercados Digitais (DMA), uma poderosa legislação europeia destinada a coibir abusos de posição dominante por parte das gigantes da tecnologia.
Após o anúncio, o representante comercial da Casa Branca (USTR), Jamieson Greer, advertiu que a multa representa “um verdadeiro risco para a manutenção da estabilidade (comercial) transatlântica”.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Zelensky se reunirá com Trump em Washington na terça-feira
Por AFP
A resposta da China após mais um tarifaço de Trump
Por CartaCapital
Governo Trump reacende a guerra comercial com nova leva de tarifas
Por AFP



