Mundo
Trump ameaça a UE com sanções por multa contra o Google
A Comissão Europeia puniu a big tech americana em 2,95 bilhões de euros (18,7 bilhões de reais)


O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, criticou nesta sexta-feira5 a multa imposta pela Comissão Europeia ao Google e ameaçou responder com sanções comerciais.
A Comissão Europeia impôs uma multa de 2,95 bilhões de euros (18,7 bilhões de reais) ao Google, após determinar que o gigante americano havia abusado de sua posição dominante no setor de publicidade online.
“Hoje a Europa ‘atacou’ outra grande empresa americana, o Google”, protestou Trump em sua rede social Truth Social, onde afirmou que, se a União Europeia não reverter as multas “injustas” impostas ao Google e também à Apple, ele se verá “obrigado” a ativar um mecanismo punitivo de tarifas alfandegárias, a “Seção 301”.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.