Política
Projeto que proíbe a obsolescência programada de produtos avança na Câmara
Por tramitar em caráter conclusivo, a proposta não terá de passar pelo plenário. Restam as votações em duas comissões
A Comissão de Indústria, Comércio e Serviços da Câmara dos Deputados aprovou um projeto de lei que proíbe a obsolescência programada. Trata-se da prática de introduzir recursos em produtos que provoquem a redução de sua vida útil.
O texto, sob a relatoria de Kim Kataguiri (União-SP), insere a medida no Código de Defesa do Consumidor, tornando a obsolescência programada uma prática abusiva.
O deputado argumentou se tratar de uma preocupação global e afirmou que diversos países buscam formas de combatê-la. “Essa prática, além de ser lesiva ao consumidor, compromete a confiança na indústria e prejudica o meio ambiente.”
O próximo passo é a análise do texto pela Comissão de Defesa do Consumidor e, na sequência, pela Comissão de Constituição e Justiça.
Por tramitar em caráter conclusivo, o projeto não terá de passar pelo plenário, a não ser que pelo menos 52 deputados apresentem um requerimento para isso.
Se a Câmara der o seu aval, a matéria chegará ao Senado.
(Com informações da Agência Câmara de Notícias)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
PEC da Segurança Pública entra na pauta da CCJ da Câmara
Por Vinícius Nunes
Câmara pode votar PL do licenciamento ambiental antes do recesso, projeta relator
Por CartaCapital
Secretaria da Mulher da Câmara vai acionar Corregedoria após ataques de deputados a Marina Silva
Por CartaCapital


