Mundo
Pentágono fecha acordo para uso da polêmica inteligência artificial de Musk
Algumas das respostas do chatbot elogiavam Hitler e denunciavam ‘estereótipos antibrancos’ no X
A companhia de inteligência artificial de Elon Musk, a xAI, firmou um contrato com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos para o uso de seu assistente de IA generativa, que esteve cercado de polêmica nos últimos dias.
O anúncio do acordo, realizado pela empresa nesta segunda-feira 14 na rede social X, é parte de um programa de colaboração entre a companhia e o governo federal, conhecido como Grok for Government (Grok para o governo).
Lançado no fim de 2023, Grok é o assistente de IA generativa da xAI e vira notícia com certa frequência por seus comentários fora de tom.
Algumas das respostas do chatbot elogiavam Adolf Hitler, denunciavam “estereótipos antibrancos” na rede social X e a “desproporcional” representação dos judeus em Hollywood.
A xAI se desculpou no sábado por esse conteúdo e anunciou que havia corrigido o problema que gerou tais respostas de seu assistente.
A AFP constatou que a nova versão do chatbot, Grok 4, apresentada na quarta-feira, consultava a opinião de Musk sobre alguns temas antes de oferecer uma resposta.
O contrato entre a xAI e o Departamento de Defesa chega em um contexto de desavenças entre Musk e presidente americano, Donald Trump, pela aprovação da megalei orçamentária e fiscal promovida pelo republicano.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
EUA: Pentágono se torna acionista de companhia de terras raras
Por AFP
IA de Elon Musk consulta o bilionário antes de responder
Por AFP
Grok, inteligência artificial de Elon Musk, elogia Hitler e faz comentários antissemitas
Por CartaCapital



