Mundo
Países Baixos detêm 15 pessoas por incitação ao terrorismo no TikTok
Os alvos disseminavam propaganda do grupo Estado Islâmico
O Ministério Público holandês anunciou, nesta terça-feira 10, a detenção de 15 pessoas acusadas de “incitação ao terrorismo” por disseminar propaganda do grupo Estado Islâmico no TikTok.
A investigação começou em agosto de 2025, quando a polícia de Haia descobriu uma conta no TikTok que divulgava “propaganda do Estado Islâmico legendada em holandês”.
“As publicações incluíam chamados para se unir ao combate e para glorificar o martírio”, explicou o Ministério Público em comunicado. “As publicações da conta eram seguidas por outras contas, implicadas de diversas formas na edição e na difusão da propaganda do Estado Islâmico.”
Algumas dessas publicações foram visualizadas mais de 100 mil vezes no TikTok, afirmaram as autoridades.
Os quinze suspeitos, quatro deles menores de idade, foram detidos em diferentes locais dos Países Baixos. Treze são de nacionalidade síria, enquanto os outros quatro são holandeses.
A polícia indicou que continuará suas investigações “em grande escala” e não exclui novas detenções.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



