Tecnologia

Microsoft tenta recuperar espaço e tempo perdidos com Windows 8 e Surface

Com uma versão ‘reformulada’ de seu sistema operacional, Windows, a Microsoft quer recuperar o terreno perdido para a Apple e o Google

Steve Ballmer apresenta o Windows 8, em Nova York. Foto: ©AFP / Timothy A. Clary
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NOVA YORK (AFP) – A Microsoft finalmente se atualizou com uma versão ‘reformulada’ de seu sistema operacional, Windows, e seu primeiro tablet, Surface, lançados nesta quinta-feira 25, na esperança de recuperar o espaço e tempo perdidos para Google e Apple. “Nós reimaginamos completamente o Windows”, afirmou o diretor da Microsoft, Steve Ballmer, ao anunciar “uma nova era para a Microsoft e para os consumidores”, durante o evento em Nova York.

O Windows 8, disponível em 37 línguas e em 140 mercados globais, e o Surface começaram a ser vendidos nesta sexta-feira 26.

O sistema Windows, que revolucionou o mundo da informática com sua primeira versão em 1990, é o sistema operacional de mais de 90% dos computadores pessoais do mundo. Mas ficou para trás nos últimos anos, superado pelos sistemas para aparelhos móveis, como os smartphones e os tablets, cada vez mais populares, como o iOS e o Android das concorrentes Apple e o Google, respectivamente. “A Microsoft perdeu terreno em uma velocidade crescente para o Google e a Apple, e o Windows 8 é a resposta”, ressalta o analista Robert Enderle, da Enderle Group.

O grupo apresentou algumas das novidades de seu programa e uma de suas maiores revoluções: o menu inicial desapareceu e foi substituído por uma tela de boas-vindas repleta de opções, particularmente bem adaptadas à tela touch-screen de um tablet. Ele “aproxima o PC e o tablet, sua vida profissional e pessoal”, assegurou Steve Ballmer, em um sinal às empresas, grandes clientes da Microsoft. Durante a demonstração desta quinta-feira, grande parte dos botões na tela inicial eram referentes a aplicativos da própria Microsoft, particularmente do Bing (clima, esportes, notícias, etc.) ou para o mundo dos jogos do Xbox.

O Windows 8 também será capaz de usar um aplicativo chamado Skydrive, para armazenar o conteúdo na web e acessá-lo a partir de vários dispositivos. O preço do Surface é compatível com o do iPad: a partir de 499 dólares nos Estados Unidos, assim como o aparelho da Apple.

A Microsoft promete duas vezes mais memória e já anunciou um acessório importante: uma capa que, quando aberta, pode servir de teclado para transformar o tablet em um desktop.

Como a Apple, a Microsoft acaba de lançar um serviço de música online, lojas dedicadas aos seus produtos, com uma rede programada para abrir as portas na sexta-feira, para permitir que o público teste seus dois novos produtos. E, assim como a Apple e o Google, também lança sua loja online de aplicativos para o Windows 8, e “para a qual os desenvolvedores estão trabalhando furiosamente para encher as prateleiras”, assegurou Steve Ballmer.

Mais informações em AFP Móvil

NOVA YORK (AFP) – A Microsoft finalmente se atualizou com uma versão ‘reformulada’ de seu sistema operacional, Windows, e seu primeiro tablet, Surface, lançados nesta quinta-feira 25, na esperança de recuperar o espaço e tempo perdidos para Google e Apple. “Nós reimaginamos completamente o Windows”, afirmou o diretor da Microsoft, Steve Ballmer, ao anunciar “uma nova era para a Microsoft e para os consumidores”, durante o evento em Nova York.

O Windows 8, disponível em 37 línguas e em 140 mercados globais, e o Surface começaram a ser vendidos nesta sexta-feira 26.

O sistema Windows, que revolucionou o mundo da informática com sua primeira versão em 1990, é o sistema operacional de mais de 90% dos computadores pessoais do mundo. Mas ficou para trás nos últimos anos, superado pelos sistemas para aparelhos móveis, como os smartphones e os tablets, cada vez mais populares, como o iOS e o Android das concorrentes Apple e o Google, respectivamente. “A Microsoft perdeu terreno em uma velocidade crescente para o Google e a Apple, e o Windows 8 é a resposta”, ressalta o analista Robert Enderle, da Enderle Group.

O grupo apresentou algumas das novidades de seu programa e uma de suas maiores revoluções: o menu inicial desapareceu e foi substituído por uma tela de boas-vindas repleta de opções, particularmente bem adaptadas à tela touch-screen de um tablet. Ele “aproxima o PC e o tablet, sua vida profissional e pessoal”, assegurou Steve Ballmer, em um sinal às empresas, grandes clientes da Microsoft. Durante a demonstração desta quinta-feira, grande parte dos botões na tela inicial eram referentes a aplicativos da própria Microsoft, particularmente do Bing (clima, esportes, notícias, etc.) ou para o mundo dos jogos do Xbox.

O Windows 8 também será capaz de usar um aplicativo chamado Skydrive, para armazenar o conteúdo na web e acessá-lo a partir de vários dispositivos. O preço do Surface é compatível com o do iPad: a partir de 499 dólares nos Estados Unidos, assim como o aparelho da Apple.

A Microsoft promete duas vezes mais memória e já anunciou um acessório importante: uma capa que, quando aberta, pode servir de teclado para transformar o tablet em um desktop.

Como a Apple, a Microsoft acaba de lançar um serviço de música online, lojas dedicadas aos seus produtos, com uma rede programada para abrir as portas na sexta-feira, para permitir que o público teste seus dois novos produtos. E, assim como a Apple e o Google, também lança sua loja online de aplicativos para o Windows 8, e “para a qual os desenvolvedores estão trabalhando furiosamente para encher as prateleiras”, assegurou Steve Ballmer.

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