Tecnologia
Enquetes da CartaCapital têm sofrido ataques organizados
Consultas estão suspensas até que o sistema de segurança seja aperfeiçoado. As duas últimas enquetes sofreram ataques
O site de CartaCapital suspendeu suas enquetes até que seja aperfeiçoado o sistema de segurança das consultas. Tanto a enquete desta semana, sobre as recentes declarações da apresentadora do SBT, Rachel Sheherazade, como a da semana anterior, sobre os investimentos brasileiros em Cuba, sofreram com a ação de grupos organizados.
Foram feitas campanhas nas redes sociais tentando atrair votos em massa em determinadas alternativas. Não foi isso que levou, contudo, à decisão da suspensão temporária das enquetes. O grave é a utilização de softwares que, de forma deliberada, permitiram a um mesmo usuário (ou programa-robô) votar diversas vezes.
Por motivos de segurança não podemos divulgar detalhes sobre os ataques nem sobre as providências técnicas e legais em avaliação.
Pedimos desculpas aos leitores que, concordando ou não com nossa posição editorial, participavam de forma honesta de nossas consultas.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



