Sustentabilidade

Webinar promovido por CartaCapital discute energia renovável e geração de renda no Nordeste

Os participantes avaliaram os avanços conquistados nos estados e os desafios para a expansão do setor no País

Apoie Siga-nos no

A segunda mesa do webinar “Nordeste, Movido a Sol e Vento”, promovido por CartaCapital, discutiu a inovação tecnológica na produção de energia eólica e solar nacional. Em destaque, o pioneirismo da região Nordeste, além da distribuição, também na produção dos equipamentos. 

Os convidados para comentar o assunto foram Adão Linhares Muniz, secretário de Energia e Telecomunicações do estado do Ceará; e Olavo Bueno, coordenador de desenvolvimento industrial da secretaria de Desenvolvimento Econômico do Rio Grande do Norte.

A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) mostrou que o RN é o líder nacional em energia eólica e solar com 197 parques em operação. A respeito disso, o representante Olavo Bueno, chamou a atenção para o que corresponde essa geração de energia em comparação com a produção da hidrelétrica de Itaipu no Paraguai. 

“Hoje, quase 30% da energia eólica produzida no Brasil é produzida no Rio Grande do Norte, com mais de 6GW instalados. Só pra gente ter uma base do que significa 6GW, uma Itaipu tem 14GW. Então, é quase metade da capacidade de uma Itaipu”, explica. 

O secretário Adão Linhares ponderou que a abundância dos recursos também é eficiente para atrair investimento externo. “Nós estamos em um cenário de buscar nossos recursos naturais para a utilização dessa energia também para exportação. Hoje, o Nordeste dá conta com mais de 20GW de geração eólica [nacional]”. 

Para isso, os gestores comentam que o licenciamento e programas para chamar as empresas são essenciais. Confira o debate na íntegra abaixo. Nesta quarta-feira 25, a terceira parte do evento terá a presença de Ildo Sauer, professor do Instituto de Energia e Ambiente da Universidade de São Paulo (USP); Guilherme Mello, economista da Unicamp para discutir como o setor colabora para a reindustrialização sustentável no Brasil. A transmissão será ao vivo no canal?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> de YouTube de CartaCapital.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo