Samarco é autorizada a ampliar atividade na região de Mariana

A autorização dada pelo governo de Minas compreende mineração na região em que funcionava a barragem de Fundão, que se rompeu em 2019

O subdistrito de Bento Rodrigues, em Mariana, foi assolado pelo rompimento da barragem de rejeitos da mineradora Samarco em 2015. Foto: Tv Senado

Apoie Siga-nos no

O governo de Minas Gerais autorizou a mineradora Samarco a ampliar suas atividades no Complexo Minerário Germano, localizado entre as cidades de Mariana e Ouro Preto. A informação é do site Poder360.

A autorização compreende atividades na região em que funcionava a barragem de Fundão, que se rompeu em 2019, matou 19 pessoas e causou diversos danos ambientais. 

O Conselho Estadual de Política Ambiental validou o pedido da empresa para mineração em 35 hectares de mata atlântica nativa, sendo 11 em Área de Preservação Permanente.

Segundo o órgão, a liberação é necessária para manter a continuidade da exploração mineral e potenciar o aproveitamento de minério nas minas localizadas na bacia do Rio Doce. 

Em nota encaminhada ao site, a Samarco informou que “o pedido foi feito para atender o atual momento da empresa, que opera com 26% de sua capacidade produtiva, e não para a retomada total das atividades”.

De acordo com a mineradora, “as compensações florestais pela supressão estão sendo devidamente realizadas, conforme a legislação, com a preservação de 128 hectares, que representa mais de três vezes a área suprimida”.


A empresa ainda ressaltou que a autorização seria apenas uma ampliação, e não caracterizava uma nova licença de exploração. 

Após o desastre, a empresa retornou as atividades em dezembro de 2020 e pretende alcançar 100% de capacidade produtiva até 2029. 

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.