Queimadas cresceram 30% na Amazônia em 2019, diz Inpe

Instituto aponta quase 90 mil focos no ano passado; maior alta foi no Pantanal

Queimadas na Amazônia. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Queimadas na Amazônia. Foto: Vinícius Mendonça/Ibama

Sustentabilidade

Os focos de queimadas na Amazônia aumentaram em 30% no ano de 2019, segundo dados do Programa Queimadas do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe). Foram 89.176 focos de queimadas no último ano, enquanto 2018 registrou 68.345.

O Pantanal foi o bioma que teve a maior alta, com 10.025 focos, 493% a mais que o ano anterior. No Pampa, o aumento foi de 91%, com 1.420 focos. Já no Cerrado, foram 63.874 focos, correspondentes a alta de 62%.

A Mata Atlântica segue na lista com alta de 61%, com 18.177 focos, seguida da Caatinga, com crescimento de 32%, soma de 14.960 f0cos.

Em repetidas ocasiões, o ministro do Meio Ambiente, Ricardo Salles, afirmou que não houve nenhuma medida de desmonte ambiental no país durante 2019 e disse que a regulação fundiária é a principal solução apontada pelo governo.

Em entrevista a CartaCapital, publicada no domingo 5, a ex-ministra Marina Silva se declarou descrente de que o governo realize, em 2020, as medidas necessárias para romper o ciclo de destruição ambiental.

“2019 foi um ano muito difícil porque os retrocessos que vinham acontecendo foram aprofundados de forma assustadora”, comentou a ex-ministra. “Nós tivemos uma situação de completo desmonte da agenda ambiental brasileira.”

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Compartilhar postagem