Política
O que os brasileiros pensam sobre explorar pétroleo na foz do Amazonas, segundo pesquisa Atlas
O levantamento conta com as respostas de 1.834 pessoas, via Recrutamento Digital Aleatório, entre 4 e 7 de dezembro


Uma pesquisa Atlas Intel divulgada nesta segunda-feira 18 aponta que 26,1% dos brasileiros dizem que a Petrobras deve poder explorar petróleo na foz do Rio Amazonas, enquanto 18,3% avaliam que essa possibilidade não deve existir “de jeito nenhum”.
Para o maior contingente (36,3%), a exploração deve ocorrer apenas se a empresa tiver as licenças e realizar estudos de impacto. Outros 19,3% afirmam não saber. A pesquisa foi encomendada pela CNN Brasil.
Na semana passada, o presidente da Petrobras, Jean Paul Prates, afirmou que a empresa espera obter uma licença ambiental para perfurar a Bacia da foz do Rio Amazonas, em águas ultraprofundas do Amapá, em 2024.
O Ibama já negou uma autorização para essa exploração, sob a justificativa de que o projeto apresentado não fornecia as garantias necessárias de segurança ambiental. A estatal protocolou, então, uma nova solicitação, ainda sem resposta.
Segundo o Atlas Intel, 27,7% dos brasileiros estão preocupados com eventuais riscos ambientais envolvidos na exploração. Outros 23,8% se dizem muito preocupados, enquanto 16,8% afirmam estar pouco preocupados, 11,1% se definem como “nada preocupados” e 20,5% não sabem.
A pesquisa aponta ainda que 55,6% dos brasileiros acreditam que a exploração poderá gerar impactos econômicos positivos para a população local e os estados, enquanto 15% não creem nessa projeção e 29,4% não sabem.
O levantamento conta com as respostas de 1.834 pessoas, via Recrutamento Digital Aleatório, entre 4 e 7 de dezembro. A margem de erro é de dois pontos percentuais, considerando um nível de confiança de 95%.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Petrobras prevê perfurar a Foz do Amazonas em 2024, diz Prates
Por CartaCapital
Petrobras anuncia redução no preço do diesel
Por CartaCapital
Lula diz que presidente da Petrobras tem ‘cabeça fértil’ e que desconhece ideia de subsidiária no Oriente Médio
Por CartaCapital