Sustentabilidade

Maio registra o maior índice de desmatamento da Amazônia no ano

Foram 1391 km² de desmate, o que reforça a tendência de aumento na destruição durante o período da seca amazônica

Maio registra o maior índice de desmatamento da Amazônia no ano
Maio registra o maior índice de desmatamento da Amazônia no ano
(Foto: Lula SAMPAIO / AFP)
Apoie Siga-nos no

O desmatamento da Amazônia no mês passado aumentou 66,7% em relação ao mesmo período de 2020 e chegou ao maior índice registrado em um mês de maio nos últimos cinco anos. Trata-se, também, da taxa mais elevada de 2021.

A informação é do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, que divulgou o monitoramento nesta sexta-feira 11. Foram 1.391 km² de desmate. Além disso, apenas nos primeiros quatro dias de junho, já foram contabilizados mais 330 km² de alertas.

O cenário amplia o temor de aumento nas queimadas em meio ao período seco da Amazônia, que dura até setembro, e já vinha sendo reforçado por outros recordes: em abril, também foi registrado o maior valor dos últimos anos em termos de devastação. Foram mais 810 km² em comparação ao mês anterior.

No comparativo com os outros anos, o gráfico divulgado no site do Inpe mostra o salto expressivo de casos de desmatamento com solo exposto, com vegetação ou casos de mineração, as três variantes analisadas pelo satélite em seu monitoramento diário.

(Foto: Reprodução/Inpe)

O estado mais atingido foi o Pará, responsável por uma fatia de 517 km², seguido por Amazonas, com 348 km², e Mato Grosso, com 275 km².

“O resultado de maio não poderia ser diferente, já que os retrocessos na governança ambiental só aumentam. Os reflexos dessa destruição já são sentidos na baixa histórica dos reservatórios no Sudeste e Centro-Oeste, com ameaças de falta d’água, contas de luz mais caras e risco de racionamento de energia”, comenta o porta-voz da campanha de Amazônia do Greenpeace, Rômulo Batista, em nota.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo