Sociedade

Incêndio atinge a Floresta Nacional em Brasília; ICMBio suspeita de ação criminosa

A capital amanheceu com uma fumaça espessa no céu, enquanto enfrenta um dos períodos mais secos da sua história

Incêndio atinge a Floresta Nacional em Brasília; ICMBio suspeita de ação criminosa
Incêndio atinge a Floresta Nacional em Brasília; ICMBio suspeita de ação criminosa
Incêndio na Floresta Nacional em Brasília (DF). Foto: Reprodução/TV Globo
Apoie Siga-nos no

Um incêndio iniciado na última terça-feira 3 destruiu cerca de 20% da Floresta Nacional de Brasília. A informação é do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade, o ICMBio.

Segundo o instituto, cerca de 1,2 mil hectares foram queimados e há suspeitas de que o incêndio seja criminoso.

Ainda não há informações sobre os responsáveis por deflagrar a queimada, mas três pessoas foram vistas no local, segundo informações da TV Globo.

O parque fica a pouco mais de vinte quilômetros do centro da capital federal e foi criado no final dos anos 1990. No momento, a Floresta Nacional está fechada.

A área é considerada uma unidade de conservação e abriga as nascentes responsáveis por irrigar o Descoberto, uma represa responsável por 70% do abastecimento de água de todo o Distrito Federal.

O Corpo de Bombeiros do DF informou que ao menos vinte agentes e seis viaturas foram mobilizados para tentar conter o fogo. 

“Os profissionais estão em combate, tentando debelar o fogo, mas as altas temperaturas, o clima seco, o vento e as chamas intensas têm dificultado bastante a atuação”, disse a corporação. Os bombeiros tentam dar prioridade à preservação de nascentes e de matas de galeria. 

Nesta quarta-feira 4, uma cortina de fumaça tomou o céu de Brasília. Na véspera, a capital registrou o dia mais seco do ano, com umidade relativa do ar na casa dos 9%. A temperatura máxima acima dos 30º também contribuiu para agravar as condições climáticas, o que estimula a propagação do fogo.

No Gama, por exemplo, a população sofreu em condições desérticas. Na tarde de terça, a umidade relativa do ar caiu a 7%, ajudando a registrar o dia mais seco da história do DF, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo