Política

Governo do Pará proíbe uso de fogo e decreta situação de emergência

A princípio, a medida valerá por 180 dias, prorrogáveis pelo mesmo período

Governo do Pará proíbe uso de fogo e decreta situação de emergência
Governo do Pará proíbe uso de fogo e decreta situação de emergência
O governador do Pará, Helder Barbalho. Foto: Rodrigo Pinheiro/Ag.Pará
Apoie Siga-nos no

O governador do Pará, Helder Barbalho (MDB), decretou situação de emergência e proibiu a utilização de fogo no estado, inclusive para limpeza e manejo de áreas. É uma reação à onda de queimadas que castigou diversas regiões brasileiras nos últimos dias.

O decreto consta de uma edição extra do Diário Oficial do estado nesta terça-feira 27. A princípio, a ordem valerá por 180 dias, prorrogáveis pelo mesmo período.

“É uma medida dura, porém necessária”, disse Barbalho ao anunciar a decisão. Segundo ele, os dados de julho indicam a marca de 3,3 mil focos de queimada, um crescimento de 50% em relação ao mesmo período de 2023.

Já em agosto, os focos subiram para 6.600, de acordo com o governador, 40% a mais que no mesmo mês do ano passado. “Temos uma amostra de que esse crescimento continuado aponta uma situação de urgência que precisa ser contida para preservar a vida e a natureza.”

Dados do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais, o Inpe, apontam que o Pará registrou 14.794 focos de queimadas entre 1º de janeiro e 26 de agosto – atrás apenas de Mato Grosso, com 21.694 no período.

Leia na íntegra o decreto de Helder Barbalho:

Para

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo