Sustentabilidade
Fragmentos de óleo chegam ao litoral norte do Rio de Janeiro
Informado do ocorrido, o presidente Jair Bolsonaro disse é que preciso estar preparado para o pior cenário


O vazamento de óleo que afeta mais de 2 mil quilômetros da costa brasileira desde o final de agosto atingiu pela primeira vez o estado do Rio de Janeiro.
Fragmento de óleo colhido na praia de Grussaí, em São João da Barra, litoral norte fluminense – Foto: Marinha do Brasil
Em nota divulgada neste sábado 23, o grupo de acompanhamento formado pela Marinha, Agência Nacional de Petróleo (ANP) e Ibama confirmou que, na sexta-feira 22, cerca de 300 gramas de pequenos fragmentos de óleo foram detectados e removidos na Praia de Grussaí, em São João da Barra-RJ, litoral norte fluminense.
Segundo o comunicado, o material foi analisado pelo Instituto de Estudo do Mar Almirante Paulo Moreira (IEAPM) e constatado como compatível com o óleo encontrado no litoral do Nordeste e do Espírito Santo. Militares da Marinha já estão monitorando e limpando o local e servidores do Ibama devem se juntar à equipe ainda neste sábado.
Informado do ocorrido, o presidente Jair Bolsonaro voltou a falar é que preciso estar preparado para o pior cenário. “Gostaríamos muito que fosse identificado quem, no meu entender, cometeu esse ato criminoso. Agora, não sabemos quanto de óleo tem no mar”, comentou.
“Na pior hipótese, um petroleiro, caso tenha jogado no mar toda sua carga, menos de 10% chegou à nossa costa, ainda. Nos preparemos para o pior. Pedimos a Deus que isso não aconteça”, disse o presidente, durante evento na Vila Militar do Rio de Janeiro.
*Com informações da Agência Brasil
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

“O pior ainda está por vir”, afirma Bolsonaro sobre vazamento de óleo
Por AFP
Petroleira grega nega envolvimento com vazamento de óleo no Nordeste
Por RFI
Câmara protocola CPI do Vazamento de Óleo em meio a crise no Nordeste
Por Giovanna Galvani