Política
COP30: ‘Chega de discussão’, diz Lula ao exigir ações sobre o clima
O presidente afirmou não desejar que o evento continue a ser ‘uma feira de produtos ideológicos’
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva pediu, nesta terça-feira 4, que as negociações climáticas da ONU em Belém, no Pará, se traduzam em ações concretas, após anos de diálogo e poucas decisões, em entrevista à AFP e a outras agências de notícias internacionais.
“Nós queremos ver se é possível inaugurar uma nova fase da COP de implementação (…). Chega de discussão, agora tem que implementar o que nós já discutimos”, disse Lula antes de uma cúpula com cerca de 50 chefes de Estado e de governo em Belém na quinta-feira 6 e na sexta 7.
A reunião coincide com um relatório divulgado nesta terça-feira que confirma que o mundo está longe de conter as mudanças climáticas: as emissões globais de gases de efeito estufa aumentaram 2,3% em 2024 em comparação com o ano anterior, segundo novos dados da ONU.
“Nós já tivemos várias COPs, muitas decisões foram tomadas, muitas decisões não foram executadas”, acrescentou o presidente, de 80 anos. “Não queremos que a COP continue sendo uma feira de produtos ideológicos, climáticos (…). Nós queremos que ela seja muito séria e que as coisas que nós decidimos possam ser implementadas.”
A COP30, que começa na semana que vem, após a cúpula de líderes, será realizada pela primeira vez na Amazônia.
A chegada de cerca de 50 mil visitantes provocou caos em relação à hospedagem em Belém, com preços altíssimos que levantaram preocupações sobre a possível exclusão de países mais pobres.
“Quando nós decidimos fazer a COP aqui no estado do Pará, a gente já sabia das condições do estado, já sabia das condições da cidade (…). A gente decidiu fazer aqui porque a gente não queria comodidades, nós queríamos desafios. E nós queríamos que o mundo viesse conhecer a Amazônia”, disse Lula.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Lula decreta GLO durante a COP30 e autoriza atuação das Forças Armadas em Belém
Por Vinícius Nunes
Lula: COP30 fará o mundo olhar de uma forma diferente para a Amazônia
Por Agência Brasil
Príncipe William visita o Rio em missão climática antes da COP30
Por AFP



