Mundo
Alemanha planeja apoiar proposta do Brasil de criar fundo mundial para proteger floresta tropical
O país europeu ainda não decidiu o valor da contribuição
A Alemanha planeja apoiar a proposta do Brasil de criar um fundo mundial para a proteção da floresta tropical, informaram nesta quinta-feira 6 fontes próximas ao governo em Berlim, antes da conferência climática COP30.
Ainda não foi decidido quanto dinheiro a Alemanha contribuirá para o Fundo Florestas Tropicais para Sempre (TFFF, em inglês).
Com este fundo, o Brasil espera atrair 125 bilhões de dólares (668 bilhões de reais na cotação atual) em compromissos governamentais e intervenções privadas, poucos dias antes da reunião mundial da ONU sobre o clima na Amazônia.
As fontes citadas afirmaram que o chefe de governo alemão, Friederich Merz, considera interessante a iniciativa de financiamento do TFFF e deseja apoiar o Brasil e demonstrar o compromisso contínuo da Alemanha com os esforços multilaterais em matéria climática.
Merz tem previsto se reunir em privado com o presidente Lula durante sua viagem ao Brasil, informaram as fontes em Berlim nesta quinta-feira.
O Brasil prometeu 1 bilhão de dólares (5,3 bilhões de reais na cotação atual) ao fundo com a esperança de impulsionar os compromissos. O mecanismo realizaria pagamentos anuais aos países em desenvolvimento por cada hectare de floresta que mantivessem em pé.
Segundo as fontes, a Alemanha deixou em aberto, até o momento, a quantia de suas contribuições. Uma fonte indicou, por sua vez, que ainda é necessário examinar os detalhes do funcionamento do fundo, administrado pelo Banco Mundial.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Fundo das florestas pode arrecadar US$ 10 bilhões no primeiro ano, diz Haddad
Por CartaCapital
‘The Economist’ elogia ações do Brasil para salvar as florestas
Por Agência Brasil
Brasil anuncia US$ 1 bilhão para fundo de florestas tropicais
Por Agência Brasil


