Mundo

“A Amazônia deve ser protegida”, diz secretário-geral da ONU

Antonio Guterres declarou que ‘não podemos permitir mais danos a uma fonte importante de oxigênio e biodiversidade’

“A Amazônia deve ser protegida”, diz secretário-geral da ONU
“A Amazônia deve ser protegida”, diz secretário-geral da ONU
O secretário-geral da ONU, António Guterres. Foto: Fabrice Coffrini/ AFP
Apoie Siga-nos no

O secretário-geral da ONU, Antonio Guterres, declarou nesta quinta-feira 22 estar “profundamente preocupado” com os incêndios que devastam áreas importantes da Amazônia.

“Estou profundamente preocupado com os incêndios na floresta amazônica. Em meio à crise climática global, não podemos permitir mais danos a uma fonte importante de oxigênio e biodiversidade”, disse ele no Twitter. “A Amazônia deve ser protegida”, enfatizou Guterres.

Imprensa francesa

As imagens dos milhares de focos de incêndio registrados nos últimos dias na Amazônia, e a acusação reiterada pelo presidente Jair Bolsonaro de que o fogo seria provocado pelas ONGs, geram intensa repercussão no exterior. Na França, os canais de TV exibiram ao longo de toda a quinta-feira reportagens sobre o que consideram uma ameaça maior ao planeta.

“No Brasil, os incêndios devastam a Floresta Amazônica” é a manchete do site da rádio e televisão FranceInfo. “O pulmão do planeta tomado pela fumaça”, diz a matéria, acompanhada por um vídeo que mostra a vegetação em chamas.

FranceInfo ressalta que o presidente Jair Bolsonaro acusa as ONGs de terem incendiado a floresta para “chamar atenção” contra seu governo. A emissora também destaca que, devido à seca e ao desmatamento, as queimadas tiveram um aumento de 83% no Brasil.

O canal BFM TV salienta que as chamas atingem os estados do Amazonas, Rondônia e Roraima, no norte, mas também o Mato Grosso, no centro-oeste. “Esses incêndios são principalmente provocados para transformar as áreas de florestas em zonas de plantação ou criação de animais. A prática é proibida neste período do ano e, ainda assim, é muito utilizada”, informou a reportagem.

A dois dias da abertura da cúpula do G7, em Biarrtiz (sudoeste), as ONGs francesas cobram uma reação forte do presidente Emmanuel Macron e dos demais líderes dos países ricos contra as queimadas.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo