Sociedade
Mortos por temporais chegam a 59 em Minas Gerais
Juiz de Fora registrou 113 milímetros de chuva, segundo o Inmet
Cerca de 48 horas após o temporal que causou dezenas de mortes, a região da Zona da Mata mineira voltou a ser atingida por tempestades. Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), em Juiz de Fora houve registro de 113 milímetros de chuva na noite de quarta para quinta-feira (dias 25 e 26).
A precipitação causou novos desabamentos, deslizamentos de terra e enchentes, atrapalhando os trabalhos de resgate que foram iniciados após a primeira noite de chuvas, entre segunda e terça-feira.
Pelo menos 53 pessoas morreram em Juiz de Fora e outras seis em Ubá desde segunda, de acordo com os dados mais recentes do governo de Minas Gerais. Ainda há pelo menos 15 pessoas desaparecidas, sendo 13 em Juiz de Fora e duas em Ubá. Confira os dados atualizados:
- Número de óbitos confirmados: 59 mortes na região (53 em Juiz de Fora e 6 em Ubá)
- Vítimas identificadas e entregues às famílias: 45
- Desaparecidos: 15 pessoas (13 em Juiz de Fora e 2 em Ubá)
- Soterramentos: 82 chamadas atendidas, 239 resgatados
- Desabrigados: 253 pessoas (recebidas nos locais de abrigo em Juiz de Fora)
- Desalojados: 5.510 pessoas (3.500 em Juiz de Fora, 810 em Matias Barbosa e 1.200 em Ubá)
- Ocorrências Bombeiros e Polícia: 270 registros (Juiz de Fora, Ubá, Matias Barbosa, Pedra Dourada, Senador Firmino)
Bombeiros, Defesa Civil e órgãos de segurança trabalham para atender as emergências após as chuvas da noite de quarta.
Equipes de resgate procuram vítimas em meio aos escombros e lama de uma casa após um deslizamento de terra provocado por fortes chuvas no bairro das Paineiras, em Juiz de Fora, Minas Gerais, Brasil, em 25 de fevereiro de 2026. Foto: Pablo PORCIUNCULA / AFP
Rio Paraibuna volta a transbordar
Depois que voltou a chover, o rio Paraibuna, que corta Juiz de Fora, transbordou, assim como tinha acontecido na madrugada de terça. Ruas inteiras foram interditadas e pessoas tiveram de deixar suas casas em locais de risco.
O transporte público segue em operação de segurança, com ajuste gradual das rotas disponíveis para circulação. A orientação é para que as pessoas permaneçam em casa.
Militares acionados
Nesta quinta-feira, cem militares e dez caminhões do Exército chegam a Juiz de Fora para atuar na mitigação dos problemas causados pelas chuvas.
O governo federal também anunciou o envio de 3,4 milhões de reais para as duas cidades mais afetadas. Neste primeiro momento, serão, segundo o Ministério da Integração e Desenvolvimento Regional, 2,9 milhões para Juiz de Fora e 483 mil para Ubá.
“As medidas marcam o início da execução dos recursos federais após a tragédia”, disse a pasta, em nota. “Nesta quarta, a Defesa Civil Nacional convocou uma reunião com os órgãos do Sistema Federal de Proteção e Defesa Civil para alinhar as ações e reforçar uma atuação coordenada e ágil para ajudar o povo mineiro”, completa o comunicado.
Previsão para os próximos dias
Segundo o Inmet, a região da Zona da Mata mineira segue sob alerta de grande perigo de chuvas fortes pelo menos até a sexta-feira 27. O alerta vale também para outras regiões próximas, como o Vale do Rio Doce, em Minas; toda a área dos estados do Rio de Janeiro e do Espírito Santo; e o litoral paulista.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.



