Sociedade
Viradouro é campeã do Grupo Especial do Carnaval do Rio de Janeiro
O desfile que consagrou a escola campeã celebrou a trajetória do Mestre Ciça
A escola de samba Unidos do Viradouro é a campeã do Grupo Especial do Carnaval de 2026 do Rio de Janeiro. A escola levou à Marquês de Sapucaí uma homenagem ao comandante da bateria Moacyr da Silva Pinto, o Mestre Ciça.
O desfile que consagrou a escola campeã celebrou a trajetória do Mestre Ciça, uma das grandes potências do samba no Rio de Janeiro.
A Viradouro gabaritou todos os quesitos e fechou a apuração com 270 pontos nas notas válidas. A divulgação das notas foi realizada nesta quarta-feira 18.
Este é o quarto título da Viradouro no Carnaval do Rio de Janeiro. O último troféu da escola havia sido em 2024.
A Beija-Flor ficou com o segundo lugar, com 269,9 pontos, uma diferença de 0,1 ponto da Viradouro. A Vila Isabel também somou 269,9 pontos, mas terminou em 3º no critério de desempate.
As maiores campeões do carnaval carioca, Mangueira (20 títulos) e Portela (22 títulos) foram 6ª e 10ª colocadas, respectivamente.
A Acadêmicos de Niterói foi a rebaixada deste ano para a Série Ouro com 264,6 pontos. A escola trouxe o enredo Do Alto do Mulungu Surge a Esperança: Lula, o Operário do Brasil.
A agremiação que ocupará a vaga da Acadêmicos de Niterói será conhecida na quinta-feira 19, quando sai o resultado oficial da apuração de votos da Série Ouro.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



