Virada Política debate novas formas de atuação neste domingo em SP

É a 6ª edição do evento, que reúne organizações, especialistas e ativistas de divergentes direções políticas

Virada Política debate novas formas de atuação neste domingo em SP

Sociedade

Neste domingo 30 de junho, acontece no Centro de São Paulo, na Galeria Olido, das 10h30 às 18h30, a Virada Política, evento que está em sua 6ª edição e que reúne organizações, ativistas, políticos e movimentos de diferentes correntes em busca de novas perspectivas políticas.

O evento é gratuito ao público e, neste ano, apresenta mais de 20 atrações e debates envolvendo o uso das redes sociais nas eleições, as crises democráticas e o cenário latino-americano. Dentre os debatedores, há desde figuras da esquerda, como a deputada Isa Penna (PSOL) e o movimento da Bancada Ativista (PSOL) até figuras liberais, como o deputado Vinícius Poit (Novo) e o economista Joel Pinheiro da Fonseca.

Confirma a programação completa:

10h às 11h – Recepção dos Participantes

Com show de abertura do grupo Los Candomberos,  que possui um ritmo de percussão afro-uruguaio declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

11h às 12h30 – Como engajar e furar bolhas?

Com Luciana Trindade, do movimento Inclusão na Rua; Marcelo Rocha, ex-secundarista e do movimento Ativista Pela Educação; Matheus Ranie, do movimento Engajamundo; Vinicius Antonio, da Frente Favela Brasil; e mediação de Ricardo Borges Martins, do Pacto pela Democracia.

11h às 11h45 – Como reinventar a democracia?

Com Kiki Mori e Chris Chiofalo, do Regenera, organização focada em reinventar a forma como organizações políticas promovem impacto.

11h45 às 12h30 – Na prática: ações populares e cidadania

Com Flavio Siqueira, do mandato coletivo Bancada Ativista e do Coletivo de Advogados em Direitos Humanos, e Nathalie Fragoso, do mesmo grupo.

O evento já foi realizado em outras cidades do Brasil, como Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Mongaguá (SP) e João Pessoa (PB)

12h30 às 14h – Construindo pontes: como o diálogo pode transformar a política

Com o psicanalista Christian Dunker, o palhaço e educador Cláudio Thebas, Mafoane Odara, do Instituto Avon, e a mediação de Cindy Pludwinski, do Base Colaborativo.

12h30 às 14h – Descomplicando o debate econômico

Com Amanda Brito, especialista em Negociações Econômicas Internacionais; Felipe Proença, do Economistas Marginais; o economista Joel Pinheiro da Fonseca; Matheus dos Santos, do DotoCare; e a mediação de Raphael Lagnado, da organização da Virada Política.

12h30 às 14h – Cinedebate: “Virando a mesa do poder”

Exibição do filme e debate com Maísa Diniz, do Vote Nelas; Mariana Janeiro, da Rede Valentes; e Thaisa Torres, do Instituto Brasilianas.

13h30 às 15h – Eleições 2020 e a influência das redes sociais

Com Carolina Almeida de Paula, do DATAIESP; Danilo Strano, do Tubelab; Morieal Paiva, do Ideia Big Data; e a mediação de Denise Ribeiro, do RenovaBR.

13h30 às 15h – América Latina: tempos de crise ou inovação?

Com Fabio Luis Barbosa, professor da Unifesp; Larissa Dionísio, do Instituto Update; e mediação de Antonio Freitas, da Tapera Taperá.

15h às 16h30 – Política na web: novas formas de consumir

Com Guilherme Alpendre, da Rádio Novelo; Ivan Mizanzuk, do Anticast e do Projeto Humanos; Maria Martha Bruno, do veículo Gênero e Número; Renata Hilário, do Meteora Podcast; e mediação de Samir Salim Jr., do Sem Filtro e do InterfacesNews.

15h às 16h – Descomplicando a participação social

Com Mayara Torres, do movimento Acredito e Stela Guilherme, do movimento Politize.

15h às 17h – Cinedebate: “Política: Modo de fazer”

Exibição do filme e debate com Jéssica e Wellington Amorim, pesquisadores do Instituto Update e Joyce Gravano, da Frente Favela Brasil.

Neste ano, foram arrecadados R$ 31 mil por meio de uma vaquinha online para financiar o evento. São esperadas cerca de 500 pessoas para o dia, contou a organização do evento

16h às 17h30 – Os desafios de um primeiro mandato

Com os deputados estaduais Isa Penna (PSOL), Rosana Valle (PSB), Vinícius Poit (NOVO) e a Bancada Ativista. A mediação é de Cássia Siqueira (RAPS).

16h às 16h45 – Os poderes do Judiciário

Com Bruno Schimizu, defensor Público do Estado de São Paulo e Francisco Fonseca e Maria Carolina Schlittle, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

16h45 às 17h30 – Democracia participativa e conselhos

Discussão sobre engajamento cidadão e problemas públicos com Leo Pinho, da Rede Brasileira de Conselhos.

17h30 – Show de encerramento

Com o rapper MMOneis.

Responda nossa pesquisa e nos ajude a entender o que nossos leitores esperam de CartaCapital

Um minuto, por favor...

Obrigado por ter chegado até aqui. Combater a desinformação, as mentiras e os ataques às instituições custa tempo e dinheiro. Nós, da CartaCapital, temos o compromisso diário de levar até os leitores um jornalismo crítico, alicerçado em dados e fontes confiáveis. Acreditamos que este seja o melhor antídoto contra as fake news e o extremismo que ameaçam a liberdade e a democracia.

Se você acredita no nosso trabalho, junte-se a nós. Apoie, da maneira que puder. Ou assine e tenha acesso ao conteúdo integral de CartaCapital!

Estagiária de Jornalismo de CartaCapital.com.br

Post Tags
Compartilhar postagem