Sociedade

Virada Política debate novas formas de atuação neste domingo em SP

É a 6ª edição do evento, que reúne organizações, especialistas e ativistas de divergentes direções políticas

Apoie Siga-nos no

Neste domingo 30 de junho, acontece no Centro de São Paulo, na Galeria Olido, das 10h30 às 18h30, a Virada Política, evento que está em sua 6ª edição e que reúne organizações, ativistas, políticos e movimentos de diferentes correntes em busca de novas perspectivas políticas.

O evento é gratuito ao público e, neste ano, apresenta mais de 20 atrações e debates envolvendo o uso das redes sociais nas eleições, as crises democráticas e o cenário latino-americano. Dentre os debatedores, há desde figuras da esquerda, como a deputada Isa Penna (PSOL) e o movimento da Bancada Ativista (PSOL) até figuras liberais, como o deputado Vinícius Poit (Novo) e o economista Joel Pinheiro da Fonseca.

Confirma a programação completa:

10h às 11h – Recepção dos Participantes

Com show de abertura do grupo Los Candomberos,  que possui um ritmo de percussão afro-uruguaio declarado Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.

11h às 12h30 – Como engajar e furar bolhas?

Com Luciana Trindade, do movimento Inclusão na Rua; Marcelo Rocha, ex-secundarista e do movimento Ativista Pela Educação; Matheus Ranie, do movimento Engajamundo; Vinicius Antonio, da Frente Favela Brasil; e mediação de Ricardo Borges Martins, do Pacto pela Democracia.

11h às 11h45 – Como reinventar a democracia?

Com Kiki Mori e Chris Chiofalo, do Regenera, organização focada em reinventar a forma como organizações políticas promovem impacto.

11h45 às 12h30 – Na prática: ações populares e cidadania

Com Flavio Siqueira, do mandato coletivo Bancada Ativista e do Coletivo de Advogados em Direitos Humanos, e Nathalie Fragoso, do mesmo grupo.

O evento já foi realizado em outras cidades do Brasil, como Salvador (BA), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Mongaguá (SP) e João Pessoa (PB)

12h30 às 14h – Construindo pontes: como o diálogo pode transformar a política

Com o psicanalista Christian Dunker, o palhaço e educador Cláudio Thebas, Mafoane Odara, do Instituto Avon, e a mediação de Cindy Pludwinski, do Base Colaborativo.

12h30 às 14h – Descomplicando o debate econômico

Com Amanda Brito, especialista em Negociações Econômicas Internacionais; Felipe Proença, do Economistas Marginais; o economista Joel Pinheiro da Fonseca; Matheus dos Santos, do DotoCare; e a mediação de Raphael Lagnado, da organização da Virada Política.

12h30 às 14h – Cinedebate: “Virando a mesa do poder”

Exibição do filme e debate com Maísa Diniz, do Vote Nelas; Mariana Janeiro, da Rede Valentes; e Thaisa Torres, do Instituto Brasilianas.

13h30 às 15h – Eleições 2020 e a influência das redes sociais

Com Carolina Almeida de Paula, do DATAIESP; Danilo Strano, do Tubelab; Morieal Paiva, do Ideia Big Data; e a mediação de Denise Ribeiro, do RenovaBR.

13h30 às 15h – América Latina: tempos de crise ou inovação?

Com Fabio Luis Barbosa, professor da Unifesp; Larissa Dionísio, do Instituto Update; e mediação de Antonio Freitas, da Tapera Taperá.

15h às 16h30 – Política na web: novas formas de consumir

Com Guilherme Alpendre, da Rádio Novelo; Ivan Mizanzuk, do Anticast e do Projeto Humanos; Maria Martha Bruno, do veículo Gênero e Número; Renata Hilário, do Meteora Podcast; e mediação de Samir Salim Jr., do Sem Filtro e do InterfacesNews.

15h às 16h – Descomplicando a participação social

Com Mayara Torres, do movimento Acredito e Stela Guilherme, do movimento Politize.

15h às 17h – Cinedebate: “Política: Modo de fazer”

Exibição do filme e debate com Jéssica e Wellington Amorim, pesquisadores do Instituto Update e Joyce Gravano, da Frente Favela Brasil.

Neste ano, foram arrecadados R$ 31 mil por meio de uma vaquinha online para financiar o evento. São esperadas cerca de 500 pessoas para o dia, contou a organização do evento

16h às 17h30 – Os desafios de um primeiro mandato

Com os deputados estaduais Isa Penna (PSOL), Rosana Valle (PSB), Vinícius Poit (NOVO) e a Bancada Ativista. A mediação é de Cássia Siqueira (RAPS).

16h às 16h45 – Os poderes do Judiciário

Com Bruno Schimizu, defensor Público do Estado de São Paulo e Francisco Fonseca e Maria Carolina Schlittle, do Instituto Brasileiro de Ciências Criminais.

16h45 às 17h30 – Democracia participativa e conselhos

Discussão sobre engajamento cidadão e problemas públicos com Leo Pinho, da Rede Brasileira de Conselhos.

17h30 – Show de encerramento

Com o rapper MMOneis.

ENTENDA MAIS SOBRE: ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo