Sociedade

Vereadores aprovam e cidade de São Paulo terá “mega feriado” esta semana

A antecipação de feriados é vista como uma estratégia para aumentar o isolamento social e favorecer o combate ao coronavírus

Apoie Siga-nos no

A Câmara Municipal de São Paulo aprovou, nesta segunda-feira 18, em sessão extraordinária, a antecipação dos feriados municipais na cidade como forma de favorecer o isolamento social e o combate ao coronavírus. O projeto do prefeito Bruno Covas foi encaminhado para análise no domingo 17 e aprovado com 34 votos favoráveis. 12 vereadores votaram contra a proposta.

Com a aprovação, a cidade terá um “feriadão” esta semana, que engloba a quarta (20), e a quinta (21). Na sexta-feira (22), será declarado ponto facultativo na cidade. A medida antecipa os feriados de Corpus Christi, em 11 de junho, e da Consciência Negra, no dia 20 de novembro.

“Teríamos aí um período de quarta, quinta, sexta, sábado e domingo onde a gente poderia atingir os índices que nós atingimos no dia de ontem, domingo, quando tivemos 56% de isolamento social aqui na cidade”, declarou o prefeito Bruno Covas, em coletiva realizada nesta segunda-feira, antes da aprovação do projeto.

A medida é encorajada pelo governador João Doria que também anunciou o encaminhamento de um projeto para a Alesp (Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo) pedindo a antecipação do feriado estadual de 9 de julho para o dia 25 de maio. Se aprovado, a data vai somar ao feriadão da cidade. O governador orientou prefeitos das demais localidades, como região metropolitana, interior e litoral, a buscarem viabilizar a antecipação dos feriados em suas câmaras municipais.

No sábado 16 , a taxa de isolamento ficou em 52% na capital e 50% no estado. No domingo, a taxa subiu de 56% na capital e 54% no estado. A meta do governo é 60% mas o número ideal citado por especialistas é de 70%, de forma a achatar a curva de infecção e evitar um colapso do sistema de saúde.

O estado de São Paulo tem 63.006 casos de coronavírus e 4823 óbitos. A taxa de ocupação de leitos de UTI é de 69,8% em todo o estado e, na Grande São Paulo, de 89,3%. Na capital, são 38.605 casos confirmados e 2832 óbitos.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar