Sociedade

Verão no Rio terá seu dia mais quente nesta terça 18, com máxima de 42ºC

Na segunda-feira 17, os termômetros chegaram a 41,3ºC na capital fluminense, atingindo o nível 4 de calor, o segundo mais crítico na escala definida pela prefeitura

Verão no Rio terá seu dia mais quente nesta terça 18, com máxima de 42ºC
Verão no Rio terá seu dia mais quente nesta terça 18, com máxima de 42ºC
Cariocas tentam aliviar o calor extremo registrado no Rio de Janeiro nesta segunda-feira, 17 de fevereiro de 2025. Foto: TERCIO TEIXEIRA / AFP
Apoie Siga-nos no

A cidade do Rio de Janeiro pode ter o dia mais quente do verão nesta terça-feira 18, com máxima prevista de 42ºC, segundo o Climatempo.

Na segunda-feira 17, os termômetros chegaram a 41,3ºC na capital fluminense, a maior temperatura da estação este ano.

A temperatura fez com que a cidade atingisse o nível 4 de calor – o segundo mais crítico na escala definida pela prefeitura. Com o acionamento do nível 4, a prefeitura abriu 58 pontos de resfriamento, com áreas de sombra, pontos de hidratação e banheiros que podem ser utilizados livremente pela população em diversos bairros da cidade. Os endereços estão disponíveis no aplicativo e no site do Centro de Operações e Resiliência da Prefeitura do Rio – COR. O órgão ainda faz outras recomendações no contexto do calor extremo.

As altas temperaturas se devem a uma onda de calor que atinge as regiões Sudeste, Centro-Oeste e parte do Nordeste e que causa um bloqueio atmosférico impedindo a entrada de frentes frias. O fenômeno deve se estender ao menos até o dia 24 de fevereiro, segundo os meteorologistas.

A estimativa é a de que as temperaturas fiquem até 7°C acima do esperado para o mês de fevereiro.

É esperada a passagem de uma frente fria pela costa Sudeste entre esta terça e a quarta-feira, o que pode elevar levemente a chance de chuva no leste de São Paulo e em parte do Rio de Janeiro. Com isso, a temperatura na capital pode reduzir para 37ºC.

Na segunda-feira, o estado bateu bateu o recorde de temperatura nos últimos 10 anos, ao registrar temperatura de 44°C  na estação meteorológica de Guaratiba, no extremo oeste.

Alterações no campeonato de futebol carioca

Devido ao calor extremo, a Federação de Futebol do Rio anunciou, nesta terça-feira, que as partidas da reta final do campeonato carioca só serão realizadas depois das 18 horas. A medida será válida para as semifinais e finais do campeonato, que já entra em sua fase mata-mata neste final de semana.

“A Federação de Futebol do Estado do Rio de Janeiro, em razão da situação climática do momento e com foco exclusivo na saúde de atletas e torcedores, entende, como fator preponderante sobre quaisquer outros, a necessidade de reajuste nos horários das partidas”, diz trecho de nota publicada nas redes sociais da Ferj.

As máximas nas capitais atingidas pela onda de calor

Segundo o Instituto Nacional de Meteorologia, o Inmet, as capitais atingidas pela onda de calor devem registrar as seguintes máximas de temperatura neste terça:

– Rio de Janeiro – máxima de 42°C
– São Paulo – máxima de 35°C
– Campo Grande – máxima de 35°C
– Vitória – máxima de 34°C
– Belo Horizonte – máxima de 34°C
– Cuiabá – máxima de 33°C
– Goiânia – máxima de 33°C

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo