Sociedade

Usar patinete sem capacete ou na calçada renderá multa em SP

Multas podem chegar aos 20 mil reais ao usuário que desrespeitar novas regras

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Popular nas capitais, o patinete elétrico parece sofrer seu primeiro revés. A Prefeitura de São Paulo anunciou que irá multar o usuário que utilizar o transporte nas calçadas ou sem capacete em valores que variam de 100 a 20 mil reais.

As mudanças alteram a velocidade máxima – que, em vias públicas, ciclovias e ciclofaixas poderá atingir os 20 km/h -, determinam a utilização de capacetes e até estipulam seguro que cubra danos e acidentes pessoais.

Nesta terça-feira 14 será publicado no Diário Oficial do município o decreto com a “regulamentação inicial” da circulação de patinetes elétricos no espaço público. A partir da publicação, passa a contar o prazo de 15 dias para adaptação.

Capacete passa a ser obrigatório para usuários de patinete (Foto: Rovena Rosa/ Agência Brasil)

“Montamos um grupo de trabalho envolvendo usuários, empresas, ciclistas e toda a sociedade para discutir o uso dos patinetes. A ideia era que essa regulamentação ficasse pronta no final deste semestre. Por conta dos últimos incidentes resolvemos apresentar essa regulamentação provisória que vale por no máximo 90 dias”, explicou o prefeito Bruno Covas (PSDB-SP).

No entanto, a intenção não é ir na direção de Nova York, que recentemente proibiu o uso dos patinetes. “A cidade de São Paulo quer estimular cada vez mais o uso de alternativas na micro mobilidade, que é o conceito de tudo o que se utiliza para sair de casa e chegar no trabalho depois do uso do ônibus, trem, metrô. Mas o fato de estimular essas novas tecnologias tem como premissa garantir a segurança das pessoas”, acrescentou Covas.

A prefeitura anunciou que a fiscalização será feita pelos agentes da Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) em parceria com outros agentes de trânsito da cidade.

Para continuarem regularizadas, as operadoras deverão se cadastrar na Prefeitura e disponibilizar os dados da empresa à administração municipal, além de comprovarem infraestrutura de manutenção e recolhimento dos patinetes e um ‘manual de condutas’ ao usuário.

A Grin e a Yellow, duas das principais operadoras atuantes na cidade, informaram em nota que vão aguardar a publicação das novas regras no Diário Oficial do município ”para avaliá-las e se posicionar a respeito.”

*Com Agência Brasil

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