Sociedade
TV Globo faz 50 anos e movimentos sociais preparam protestos
Em pelo menos três capitais, manifestantes irão repudiar o monopólio midiático e o autoritarismo editorial da emissora, além de seu suposto envolvimento em casos de corrupção e sonegação fiscal
A TV Globo comemora 50 anos de existência, neste domingo 26, em meio a protestos. Diversos coletivos de comunicação e movimentos sociais se reunirão neste domingo, em ao menos três capitais, para protestar contra o “autoritarismo” da empresa e seus “50 anos de mentira”.
Em um manifesto conjunto, as organizações acusam a emissora de ser a “filha bastarda do golpe militar de 1964” e de desempenhar um “papel nocivo na história do país”. O documento elenca ações controversas – algumas nunca confirmadas pela emissora – que foram determinantes na história política brasileira. Entre elas, estão o apoio da empresa ao regime militar e à campanha de Fernando Collor à presidência da República, em 1989.
Como parte das comemorações por seus 50 anos, o Jornal Nacional, principal telejornal da TV Globo e da televisão brasileira, vêm exibindo uma retrospectiva sobre o jornalismo da emissora, desde segunda-feira 20. Apresentada pelo âncora William Bonner e comentada por 16 profissionais de peso da casa, a retrospectiva esforçou-se para posicionar a TV Globo como vítima – e não apoiadora – da ditadura. Citando uma série de reportagens, a Globo se disse vítima da censura dos militares em uma estratégia narrativa apelidada de “retroficção” pelo jornalista José Simão, do UOL. Em seu perfil nas redes sociais, Simão afirma que “eles [jornalistas da TV Globo] pensam que a gente é criança”.
A narrativa também foi alvo de críticas do jornalista Mauricio Stycer, especializado em mídia e entretenimento e também do UOL. Para ele, “o especial omite muitos fatos que poderiam deixar esta narrativa mais equilibrada”. Como exemplo, Stycer cita o programa “Amaral Neto, o Repórter”, que entre 1968 e 1983 ocupou espaço na grade da emissora louvando os feitos do governo militar.
A fortuna da TV Globo explica-se pela liderança do mercado televisivo brasileiro. Hoje, a emissora concentra 60% de toda a receita publicitária do Brasil. Somente o governo brasileiro pagou, entre os anos 2000 e 2013, 5,2 bilhões de reais em publicidade das empresas estatais às Organizações Globo.
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