Tragédia provocada por chuvas em MG ganha destaque internacional

De acordo com o balanço divulgado neste domingo pela Defesa Civil, 44 pessoas perderam a vida

Temporal causou estragos em cidades mineiras nos últimos dias. Foto: Douglas Magno/AFP

Apoie Siga-nos no

As chuvas que assolam o sudeste do Brasil foram assunto neste domingo 26 na imprensa internacional. Vários jornais e emissoras de rádio e televisão repercutiram a notícia lembrando que dezenas de pessoas já morreram e milhares perderam suas casas ou estão desalojadas.

De acordo com o balanço divulgado neste domingo pela Defesa Civil, 44 pessoas perderam a vida. “A maioria das vítimas sucumbiu a deslizamentos de terra e à destruição das casas provocados pelas inundações e a intensa precipitação, que atingiu valores recorde”, noticia o jornal português Público.

A revista francesa Le Point publica dados divulgados pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), lembrando que “entre as manhãs de quinta-feira (23) e sexta-feira (25), 171,8 milímetros de chuva caíram sobre Belo Horizonte”, e insiste que as tempestades bateram o maior recorde desde o início das medições, há 110 anos.

“Estradas foram fechadas, postes de eletricidade e árvores caíram”, enumera o jornal Le Parisien Aujourd’hui en France, que publica vídeos da tragédia postados nas redes sociais por internautas brasileiros. Já o canal de televisão francês TF1, a principal emissora privada do país, mostrou imagens da água invadindo as ruas e cenas aéreas de bairros inundados. “A chuva diminuiu nas últimas horas, dando uma trégua para equipes de resgate que quase sempre não têm como reagir”, afirma o jornalista que narra as imagens.

O site do canal Russia Today ressalta em sua versão em espanhol que o governo federal decretou estado de emergência em várias cidades de Minas Gerais, e explica que Bombeiros, Exército e Defesa Civil continuam atuando na região para evitar novos deslizamentos.


Mais chuvas além de Minas Gerais

O canal de televisão Al Jazeera explica que mais chuvas estão previstas nos próximos dias, não apenas em Minas Gerais, mas também no Rio de Janeiro e em São Paulo. “O período de dezembro a abril é geralmente o mais chuvoso do sul do Brasil”, explica a emissora.

O assunto também ganhou destaque nos jornais argentinos La Nacion, e El Clarín. Já o vespertino francês Le Monde e diário norte-americano The New York Times lembram em seus sites que as tempestades coincidem com o primeiro aniversário do rompimento da barragem de Brumadinho, que “deixou 211 mortos e 95 desaparecidos”. Le Monde também ressalta que há uma semana, seis pessoas morreram vítimas de inundações e deslizamentos provocados por chuvas no Espírito Santo.

Leia também

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.