Terremoto de 4,6 de magnitude registrado na Bahia assusta moradores

Tremores foram sentidos na manhã deste domingo em cidades do recôncavo baiano e até em Salvador

(Foto: Reprodução/Redes Sociais)

Apoie Siga-nos no

O estado da Bahia registrou tremores associados a ocorrência de um terremoto neste domingo 30. De acordo com informações do Centro de Sismologia da Universidade de São Paulo (USP), os tremores foram identificados nas regiões de Amargosa e São Miguel das Matas e tiveram magnitudes de 4,2 e 3,7, respectivamente.

As regiões afetadas estão nas áreas do Recôncavo Baiano, Baixo Sul e Vale do Jiquiriçá. Não há registro de feridos – apesar dos relatos de moradores nas redes sociais mostrarem que o tremor pode ser sentido com certa intensidade.

O vídeo abaixo, registrado na cidade de São Miguel das Matas, mostra o momento em que produtos caem das prateleiras de um mercado devido ao sismo.

 

Outro vídeo mostra como uma câmera de rua flagrou o momento em que o sismo atingiu a área. A data indicativa mostra que as imagens são desse domingo às 7h44, horário indicado pelas centrais de monitoramento como moment dos tremores. Nos comentários, pessoas dizem que acordaram ao sentir o terremoto.

 

?feature=oembed" frameborder="0" allowfullscreen> src="https://i.ytimg.com/vi/Xhy8b1DH0DM/hqdefault.jpg" layout="fill" object-fit="cover">

 

Em entrevista ao portal G1, o coordenador do Laboratório de Sismologia da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Aderson Nascimento, afirmou que o sismo foi registrado pela rede mundial de acompanhamento de tremores e que atingiu a magnitude de 4,6 na escala Richter.

“Salvador fica a pouco menos de 100 km de Mutuípe e, com essa magnitude, ele certamente foi sentido em Salvador. Ele foi registrado em todas as estações da rede sismográfica brasileira, que a gente tem financiada pelo Serviço Geológico Brasileiro”, detalhou o pesquisador.

*Matéria em atualização

 

Para proteger e incentivar discussões produtivas, os comentários são exclusivos para assinantes de CartaCapital.

Já é assinante? Faça login
ASSINE CARTACAPITAL Seja assinante! Aproveite conteúdos exclusivos e tenha acesso total ao site.
Os comentários não representam a opinião da revista. A responsabilidade é do autor da mensagem.

0 comentário

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.