Sociedade

Sudeste tem alto risco de chuvas fortes com inundações nesta sexta, alerta Cemaden

Segundo o Inmet, há chance de temporais pelo menos até sábado

Sudeste tem alto risco de chuvas fortes com inundações nesta sexta, alerta Cemaden
Sudeste tem alto risco de chuvas fortes com inundações nesta sexta, alerta Cemaden
Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

Os quatro estados da região Sudeste – Espírito Santo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e São Paulo – estão sob risco de enxurradas, alagamentos e deslizamentos nesta sexta-feira 4. A previsão é de chuvas acima dos 100 milímetros (mm) em 24 horas. Como referência, a média de chuvas para todo o mês de abril na cidade de São Paulo é de 87 mm.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que tinha emitido alertas de “perigo” para São Paulo e Rio de Janeiro, ampliou para “grande perigo” na manhã desta sexta. Há chance de chuvas significativas pelo menos até sábado 5.

Entre as regiões com maior chance de estragos estão a Serra da Mantiqueira, o Vale do Paraíba e o Litoral Norte de São Paulo; além da Costa Verde, da região Metropolitana, do Vale do Paraíba, da Região Serrana e da Baixada Litorânea, no Rio de Janeiro.

O Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) alerta que algumas regiões estão com alto risco de problemas graves. É o caso da capital e a região serrana do Rio de Janeiro, assim como a Baixada Santista e o Litoral Norte de São Paulo, além de São José dos Campos e da capital paulista.

Em outras regiões, o risco é considerado moderado. São citadas, nesse caso, as regiões de Campinas, Sorocaba e Litoral Sul (SP), Juiz de Fora e Pouso Alegre (MG), Volta Redonda, Macaé e Campos dos Goytacazes (RJ) e Cachoeiro do Itapemirim (ES). Nesses locais é possível haver pancadas de chuva de grande intensidade em curtos períodos de tempo.

Segundo o Inmet, a expectativa por forte chuva no Sudeste vem do aumento da umidade na atmosfera devido à chegada de uma frente fria no oceano. A topografia acidentada da região contribui para aumentar o risco.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo