Sociedade
Socorristas buscam criança desaparecida após deslizamento em porto do Amazonas
Outras sete pessoas ficaram feridas após o deslizamento de terra na margem do rio Solimões na cidade de Manacapuru


Socorristas buscavam nesta segunda-feira uma criança que desapareceu após um deslizamento de terra ocorrido às margens de um rio no estado do Amazonas.
“Uma criança está desaparecida e outras sete pessoas ficaram feridas após um deslizamento de terra”, informou a Defesa Civil, na rede social BlueSky.
Autoridades acreditam que a criança, de 6 anos, possa estar soterrada, mas também fazem buscas no rio, disse o secretário executivo de Ações de Proteção e Defesa Civil do Amazonas, Francisco Ferreira Máximo.
⚠️ Monitoramento CENAD / Defesa Civil Nacional
Em 07/10/2024 às 19h07 – Atualização
Manacapuru/AM (deslizamento)
Uma criança está desaparecida e outras sete pessoas ficaram feridas após um deslizamento de terra, que provocou o desabamento do Porto da Terra Preta, na tarde de hoje (07).
— Defesa Civil Nacional (@defesacivilbra.bsky.social) October 7, 2024 at 7:17 PM
O deslizamento causou o desabamento do Porto da Terra Preta, um porto de mercadorias e passageiros localizado às margens do rio Solimões, no município de Manacapuru. Algumas construções seguiam de pé à beira da grande cratera formada quando a terra deslizou sobre a água, segundo imagens obtidas pela AFP.
Ferreira Máximo alertou as comunidades ribeirinhas para a possiblidade de processos erosivos que podem causar um desastre natural.
O país sofreu nos últimos anos deslizamentos de terra e inundações causados por fenômenos meteorológicos extremos, atribuídos às mudanças climáticas. Quase 9 milhões de pessoas vivem em áreas de risco, segundo a Presidência.
(Com AFP)
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Porto em Manacapuru, no Amazonas, desaba em meio a obras
Por Agência Brasil
Estação de esqui nos Alpes franceses fecha permanentemente devido à mudança climática
Por AFP
G20 se compromete a promover mecanismos financeiros ‘inovadores’ contra mudanças climáticas
Por AFP
Leonardo, cantor sertanejo, entra para a ‘lista suja’ do trabalho escravo
Por Repórter Brasil