Sociedade
Sobe para 161 o número de mortos por chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul
Com 464 municípios diretamente afetados, o número de pessoas atingidas é de 2,3 milhões


O número de mortos em razão das chuvas e enchentes que atingem o Rio Grande do Sul aumentou para 161, segundo o novo boletim divulgado pela Defesa Civil, na manhã desta terça-feira 21.
Ainda segundo os dados, 72.561 mil estão em abrigos no estado. Os números desta terça-feira mostram uma pequena redução em relação aos abrigados na comparação com o boletim divulgado na segunda-feira, quando os registros mostravam 76 mil pessoas abrigadas. Além disso, 85 pessoas seguem desaparecidas e outras 806 foram feridas.
Ao todo, mais de 2,3 milhões de pessoas foram afetadas pelas chuvas. Até o momento, foram resgatadas 82 mil pessoas de áreas de risco e 12.358 animais, desde o início da tragédia, que provocou o transbordamento de rios, deixou cidades completamente alagadas, além de destruir estradas, pontes e deixar centenas de milhares sem abastecimento de água, energia elétrica e telefone.
Até o momento, o estado tem 77 trechos com bloqueios totais e parciais em 46 rodovias, entre estradas, pontes e balsas. As informações são do Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (Daer), consolidadas com o Comando Rodoviário da Brigada Militar (CRBM).
O nível do Guaíba, em Porto Alegre, nesta terça-feira, às 7h, estava em 4,09 metros, uma leve redução da medida apurada na segunda.
Mesmo com a redução do volume das inundações, desde a última terça-feira 14, o nível do Guaíba segue muito superior à cota de enchente, que é de 3 metros.
Nesta terça-feira, conforme o governo do estado, 166 mil pessoas estão sem energia elétrica. Ao longo dos dias, o número total de pessoas sem energia vem caindo. Atualmente, o desabastecimento atinge 7% dos clientes do estado.
Ao menos mil escolas do RS foram afetadas pela tragédia, em 248 municípios. São 378 mil estudantes impactados, 566 escolas danificadas e outras 79 servindo de abrigo.
A previsão é de que as aulas em Porto Alegre e Canoas possam ser restabelecidas, de forma gradual, a partir desta quarta-feira 22. Ao menos 77,3% escolas do estado já retomaram às aulas. Outras 439 unidades segue sem data prevista de retorno, o que impacta diretamente 171 mil alunos.
Aeroporto Salgado Filho, em Porto Alegre.
Foto Anselmo Cunha / AFP
O boletim informa, por fim, que as operações do Aeroporto Internacional Salgado Filho continuam suspensas por tempo indeterminado.
Segundo a MetSul Meteorologia, a chuva deve retornar ao Rio Grande do Sul nesta terça, no começo de um período de instabilidade que deve durar até sexta.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Como as eleições no Rio Grande do Sul poderiam ser adiadas, segundo advogado
Por Ana Luiza Basilio
Lewandowski renova presença da Força Nacional no Rio Grande do Sul por mais 30 dias
Por CartaCapital