Sociedade
Sistemas do Inmet emitem alerta de chuva intensa em parte do Rio Grande do Sul
Extremo sul do estado está dentro da área de alerta para chuvas com vento e granizo
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu, nesta segunda-feira 6, um novo alerta de perigo potencial para tempestades no extremo sul do Rio Grande do Sul.
O alerta vermelho, que sinaliza grande perigo, fica válido até as 12h de terça-feira 7, e abrange os municípios de Arroio Grande, Chuí, Herval, Jaguarão, Pedras Altas, Rio Grande e Santa Vitória do Palmar.
A previsão de precipitação é de 20 a 30 mm/h na região. O total acumulado em 24 horas poderá chegar a 100 milímetros, o que pode representar a média esperada para todo o mês de maio.
Ainda estão esperadas rajadas de vento superiores a 100 km/h e quedas de granizo.
Já na região de Porto Alegre, a chuva deverá dar uma trégua nesta segunda-feira. No entanto, a partir de terça-feira, a capital gaúcha poderá registrar novas tempestades.
Na quarta-feira, ainda segundo o Inmet, há uma nova previsão de chuva para áreas já castigadas pelos temporais.
De acordo com o Climatempo, o avanço de nova frente fria volta a provocar aumento nas condições de pancadas fortes de chuva no Rio Grande do Sul. A condição pode dificultar os resgates.
Segundo o Exército, que coordena buscas e resgates, a temperatura mais baixa aumenta o risco de hipotermia entre os ilhados.
A situação, informa o Climatempo, pode melhorar em parte do estado a partir de quinta-feira 9, quando uma área de alta pressão deve inibir a formação de nuvens carregadas sobre as regiões Sul, Central e Fronteira Oeste.
Mortos e desaparecidos
Na manhã desta segunda-feira 6, a Defesa Civil confirmou 83 mortes no estado. Os feridos chegaram a 276 e os desaparecidos somam 111. O balanço do órgão também aponta que o número de pessoas afetadas pelas chuvas já ultrapassou a marca de 850 mil.
2026 já começou
Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.
A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.
Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.
Assine ou contribua com o quanto puder.
Leia também
Defesa Civil do Rio Grande do Sul confirma 83 mortes após chuvas no estado
Por CartaCapital
Rio Grande do Sul tem seis barragens com risco iminente de ruptura
Por Agência Brasil
Lula garante verba para reconstrução de estradas no Rio Grande do Sul
Por Agência Brasil
‘Não é hora de procurar culpados’ pela tragédia no Rio Grande do Sul, diz Eduardo Leite
Por Caio César



