Política

Silvio Almeida assina termo para executar programa voltado à população em situação de rua no Rio

A capital fluminense é a primeira cidade do País a receber o Plano Ruas Visíveis

Foto: Tânia Rêgo/Agência Brasil
Apoie Siga-nos no

O ministro dos Direitos Humanos e da Cidadania, Silvio Almeida, assinou nesta terça-feira 30 um termo de compromisso para executar o Plano Ruas Visíveis na cidade do Rio de Janeiro.

A capital fluminense será a primeira cidade do País a receber o programa. De acordo com a pasta, o município tem a segunda maior população em situação de rua (cerca de 14 mil pessoas), atrás apenas de São Paulo (54 mil).

“O que nós estamos construindo com este plano são as possibilidades, as portas de saída da rua”, disse Almeida na cerimônia de oficialização do programa, no Museu de Arte do Rio. “As pessoas precisam ser tratadas com dignidade, precisam ser mantidas vivas.”

O plano, lançado oficialmente em dezembro de 2023, conta com um investimento inicial de 1 bilhão de reais.

Entre as ações previstas estão a rearticulação do Comitê Técnico de Saúde da População em Situação de Rua, a formação de profissionais que trabalham na Política Nacional Sobre Drogas, o enfrentamento a técnicas construtivas hostis em espaços públicos e o oferecimento de moradias cidadãs.

Ao final da solenidade, Silvio Almeida reforçou a importância da escolha do Rio como pioneiro para a execução do novo programa. “Ousadia também requer responsabilidade. Ao adotar esse programa, a prefeitura do Rio de Janeiro passa a assumir a posição de exemplo diante de todo o Brasil.”

As próximas capitais a serem contempladas com o Plano Ruas Visíveis, segundo a pasta, são Belo Horizonte, São Paulo, Curitiba, Recife, Teresina, Brasília, Porto Alegre, Boa Vista e João Pessoa.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo