Saúde

Shoppings reabrem e provocam aglomerações em Santa Catarina

Após governador do estado permitir volta às atividades do comércio, shoppings têm filas e vendedores aplaudem

Shopping catarinense tem tapete vermelho para aglomeração de clientes. Foto: Reprodução/Twitter
Apoie Siga-nos no

Em descumprimento de recomendações médicas contra o coronavírus, houve aglomeração na reabertura de shoppings do estado de Santa Catarina nesta quarta-feira 22. A autorização do funcionamento do comércio foi publicada em portaria da secretaria estadual de saúde na terça-feira 21 e inclui a volta de academias e restaurantes, com restrições.

Vídeos que circulam nas redes sociais mostram que houve até música para homenagear os clientes que se aglomeraram ao entrar em um shopping da cidade de Blumenau. As imagens expõem que até idosos caminham no local, usando máscaras, mas sem respeitar a distância mínima de 1,5 metro, como obriga a portaria estadual.

Outro vídeo mostra que, em Balneário Camboriú, os vendedores aplaudem os clientes que entram no shopping.

Segundo o site NSC Total, os shoppings pertencem à rede Almeida Junior, que anunciou a reabertura de suas seis unidades no estado catarinense: Neumarkt e Norte Shopping (Blumenau), Balneário (Balneário Camboriú), Garten (Joinville), Continente (São José) e Nações (Criciúma).

O CEO da administradora, Jaimes Almeida Júnior, chegou a oferecer respiradores ao governo estadual, em troca da permissão de reabertura do comércio. Ao jornal O Estado de S. Paulo, o executivo afirmou ter enviado e-mail ao governador Carlos Moisés (PSL) para disponibilizar 12 aparelhos e ceder as vagas de estacionamento como espaço para realizar testes em massa.

De acordo com a rede, os funcionários e lojistas receberão máscaras de algodão e será disponibilizado álcool em gel em vários pontos dos shoppings. As mesas da praça de alimentação serão intercaladas – uma ocupada e outra vazia para evitar aglomeração.

Santa Catarina registrou 37 mortes e 1.091 infecções por coronavírus, segundo último balanço do Ministério da Saúde. É o 11º estado com mais contaminações no território brasileiro.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo