Sociedade
Rio Grande do Sul tem 145 mortes confirmadas após chuvas
Temporal tornou a afetar o estado neste final de semana; previsão é de chuva intensa neste domingo


Chegou a 145 o números de mortes causadas pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul. Os óbitos foram confirmados pela Defesa Civil na tarde deste domingo 12.
Segundo o boletim, há também outros 132 desaparecidos e 806 feridos pelas consequências dos temporais no estado. A chuva intensa, vale dizer, tornou a afetar a região neste final de semana. Há alerta com risco de deslizamentos e alagamentos em curso neste momento.
O balanço deste domingo atualiza também o número de afetados no estado: 2.115.703. São 81.200 os que estão em abrigos e 538.743 o número de desalojados. Ao todo, 447 cidades do estado têm ocorrências causadas pelas fortes chuvas.
Animais resgatados no Rio Grande do Sul.
Foto: Nelson ALMEIDA / AFP
A Defesa Civil também informa que foram resgatadas mais de 76 mil pessoas e pouco mais de 10,5 mil animais.
No momento, trabalham no estado 27.589 agentes envolvidos no resgate e atendimento às vítimas da tragédia. O efetivo conta também com 4.398 viaturas, 41 aeronaves e 340 embarcações.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Rio Grande do Sul tem previsão de mais chuva forte neste domingo
Por Agência Brasil
Das 441 cidades em calamidade no Rio Grande do Sul, só 69 solicitaram recursos federais
Por Agência Brasil
MEC autoriza flexibilização do calendário escolar no Rio Grande do Sul
Por Agência Brasil
Governo Eduardo Leite não colocou em prática estudos contra desastres pagos pelo estado
Por Agência Pública