Sociedade
Rainha Marta: deputados de Alagoas aprovam novo nome para estádio
Proposta que altera o nome de Rei Pelé para Rainha Marta agora depende da sanção do governador Renan Calheiros Filho


A Assembleia Legislativa do Estado de Alagoas aprovou, nesta quinta-feira 12, a mudança do nome do estádio “Rei Pelé” para “Rainha Marta”. A proposta, feita pelo deputado Antonio Albuquerque (PTB), visa homenagear a atleta, que é alagoana e já foi considerada pela Fifa por 6 vezes como a melhor jogadora do mundo.
Por 16 votos a 8, os parlamentares aprovaram a mudança do nome. Porém, uma emenda do deputado Silvio Camelo (PV) propõe juntar o nome dos dois jogadores. Assim, o estádio se chamaria “Rei Pelé e Rainha Marta”.
Os parlamentares irão analisar a nova proposta na próxima semana e, após a decisão final, o projeto de lei será encaminhado para a sanção do governador Renan Calheiros Filho (MDB), que pode aprovar ou vetar a mudança de nome.
O estádio foi batizado com o nome de Pelé após a vitória do Brasil na Copa do mundo no México em 1970, que tornou o país tricampeão do mundo. No próximo dia 25 de outubro, o local vai completar 49 anos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.