Sociedade
Quinto voo da FAB resgata 220 brasileiros no Líbano em meio ao agravamento do conflito
Mais de mil pessoas já foram repatriadas; a operação segue com envio de donativos à região


O quinto voo da Força Aérea Brasileira (FAB) para resgatar cidadãos brasileiros do Líbano aterrissou em São Paulo na manhã desta segunda-feira, 14, trazendo 220 repatriados a bordo, entre eles 10 crianças de colo e 2 animais de estimação. A aeronave KC-30 partiu de Beirute no domingo, às 12h, horário de Brasília.
Com a nova chegada, o número de brasileiros resgatados desde o agravamento dos bombardeios e tensões decorrentes do conflito entre Israel e o grupo Hezbollah chega a 1.105.
A missão também levou ao Líbano a quarta carga de donativos arrecadados pela Associação Unidos pelo Líbano, composta por 1.400 cestas básicas e 6.900 embalagens de medicamentos.
No desembarque em Guarulhos, a operação contou com o apoio de vários órgãos, incluindo o Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, o Ministério da Saúde, a Polícia Federal e a Receita Federal.
O Itamaraty estima que cerca de 20 mil brasileiros residam no Líbano. Aproximadamente 3 mil já manifestaram o desejo de deixar o país, em meio ao avanço das operações militares israelenses.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.