Sociedade
Quatro policiais são presos após escolta de 16 toneladas de maconha para o Comando Vermelho
A investigação aponta que policiais civis do RJ apreenderam carregamento da droga e depois negociaram a entrega por meio de propina; agentes presos escoltaram caminhão com as 16 toneladas de maconha


A Polícia Federal, em conjunto Ministério Público do Rio de Janeiro, deflagrou a Operação Drake para prender quatro policiais civis do estado e um advogado suspeitos de participarem do tráfico de 16 toneladas de maconha para o Comando Vermelho.
As prisões estão sendo cumpridas na manhã desta quinta-feira e o nome dos cinco presos ainda não foi divulgado. Em nota, a PF informa que a operação está sendo acompanhada pela corregedoria da Polícia Civil. O crime de corrupção também foi atribuído aos alvos.
De acordo com a investigação, duas viaturas ostensivas da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas da PCERJ abordaram um caminhão carregado com 16 toneladas de maconha na divisa de São Paulo com o Rio de Janeiro.
Após escoltarem o caminhão até a delegacia, os quatro policiais civis negociaram, por meio de um advogado, a liberação da carga entorpecente e a soltura do motorista, mediante ao pagamento de propina.
Após o pagamento, três viaturas tornaram a escoltar o caminhão até os acessos de Manguinhos, comunidade vinculada ao Comando Vermelho. Em seguida, a carga de maconha foi descarregada pelos criminosos.
Cerca de 50 agentes cumprem cinco mandados de prisão preventiva e seis mandados de busca e apreensão na capital fluminense e em Saquarema em endereços ligados aos criminosos.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Polícia Federal apreende 47 fuzis e centenas de munições em mansão no Rio
Por CartaCapital
O que se sabe sobre o sumiço de 21 armas de alto calibre do Exército em São Paulo
Por CartaCapital
Após impasse com MPF, governo envia agentes da Força Nacional e da PRF para o Rio de Janeiro
Por CartaCapital