Sociedade
PRF apreende caminhonete que transportava R$ 61 milhões em barras de ouro
O veículo foi interceptado em uma estrada de Roraima; as barras estavam escondidas no painel do carro


A Polícia Rodoviária Federal apreendeu, nesta segunda-feira 4, um carregamento de 103 quilos de ouro escondidos em uma caminhonete que transitava pela BR-401, nas proximidades da ponte dos Macuxis, em Boa Vista, Roraima.
A apreensão, segundo a PRF, se deu no contexto de uma operação montada ‘com base em uma estratégia permanente do governo federal’ para combater o garimpo ilegal na região Norte e desarticular as rotas clandestinas utilizadas para o transporte de minérios.
O veículo, uma Toyota Hilux 2024, era conduzido por um homem de 30 anos, que viajava com a esposa e um bebê. Ele foi detido em flagrante.
Os agentes federais identificaram inconsistências na documentação apresentada, que não estava no nome do motorista. Após encontrarem uma pequena quantidade de ouro, aprofundaram a busca e localizaram mais de 100 barras escondidas no painel do veículo.
O carregamento, avaliado em mais de 61 milhões de reais, representa a maior apreensão de ouro já realizada pela PRF no País. Ainda de acordo com a corporação, o ouro apreendido foi encaminhado à Polícia Federal, que dará continuidade às investigações para identificar a origem, o destino e a propriedade do material.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Evento em Brasília reúne 5 mil mulheres indígenas que pedem proteção
Por Agência Brasil
Comissão do Senado comandada por Flávio adia reunião após a prisão domiciliar de Bolsonaro
Por CartaCapital
Derrota nas redes: Maioria das postagens é a favor da prisão domiciliar de Bolsonaro
Por CartaCapital