Sociedade

Preta Ferreira sai da prisão após concessão de habeas corpus

Preta e seu irmão, Sidney Ferreira, ambos ativistas por moradia em São Paulo, irão responder ao processo em liberdade

Preta Ferreira sai da prisão após concessão de habeas corpus
Preta Ferreira sai da prisão após concessão de habeas corpus
Cantora, produtora e ativista Preta Ferreira. (Foto: Reprodução/Youtube)
Apoie Siga-nos no

A cantora Preta Ferreira e seu irmão, Sidney Ferreira, foram libertados da prisão nesta quinta-feira 10 após o Tribunal de Justiça de São Paulo (TJSP) ter concedido habeas corpus para ambos. Os dois fazem parte do movimento social por moradia da cidade de São Paulo, e estavam presos desde 24 de junho após serem acusados de praticarem extorsão nas ocupações.

O Movimento Sem-Teto do Centro (MSTC) – em que Preta e Sidney eram atuantes –  e outros movimentos sociais denunciavam a prisão de ambos como arbitrária e política. Eles devem responder ao processo em liberdade com “algumas medidas cautelares”, diz a nota do Movimento.

Em 11 de julho de 2019, o Ministério Público do Estado de São Paulo denunciou 19 integrantes de diferentes movimentos sociais por associação criminosa e extorsão. O inquérito tratava do desabamento do edifício Wilton Paes de Almeida, no Largo Paissandu, em maio de 2018.  No entanto, os advogados dos Ferreira alegam que eles não tinham relação com a ocupação, que era gerida por outro movimento.

“Permitir que Preta e Sidney respondam ao processo em liberdade é, nada menos do que, uma questão de justiça. Essa é uma vitória importante dentro de um longo processo em que provaremos a completa inocência dos dois”, dizem Augusto de Arruda Botelho e Beto Vasconcelos, advogados de Preta.

Além de Preta e Sidney, outros membros do Movimento Sem-Teto do Centro também foram denunciados pelo Ministério Público, mas todos já tiveram habeas corpus concedido.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo