Sociedade

Prefeitura de Taboão da Serra (SP) exonera secretário que agrediu mulher com soco no rosto

A gestão municipal diz ter instaurado um processo administrativo para apurar a conduta de Rodrigo Falcão

Prefeitura de Taboão da Serra (SP) exonera secretário que agrediu mulher com soco no rosto
Prefeitura de Taboão da Serra (SP) exonera secretário que agrediu mulher com soco no rosto
Foto: Reprodução/Redes Sociais
Apoie Siga-nos no

A Prefeitura de Taboão da Serra, na Região Metropolitana de São Paulo, decidiu exonerar nesta quarta-feira 19 o secretário de Segurança e Defesa Social, Rodrigo Falcão, após a divulgação de um vídeo em que ele agride uma mulher com um soco no rosto durante uma abordagem policial em 2020. À época, Falcão era delegado no município.

Em nota enviada à reportagem, a Prefeitura diz já ter instaurado um processo administrativo para apurar a conduta do ex-secretário e afirma que “não compactua com nenhum tipo de violência contra a mulher”.

“Todos e quaisquer atos de competência Estadual deverão ser apurados pelo Governo do Estado de São Paulo, conforme preceitua os ordenamentos jurídicos.”

A gravação, feita por câmeras de segurança, mostra o então delegado, acompanhado de guardas civis, dando um soco no rosto de uma mulher. Segundo a Prefeitura, o caso ocorreu durante a pandemia, quando a Guarda Civil Municipal e a Polícia Civil foram chamadas para atender a uma denúncia de perturbação em um bar. Naquele período, as restrições vetavam aglomerações, a fim de conter a disseminação da Covid-19.

Ainda de acordo com a Prefeitura, a conduta dos guardas municipais também será investigada, devido ao fato de eles não deterem o delegado após a agressão. O Termo Circunstanciado, registrado no 1º Distrito Policial da cidade, não menciona o episódio e atribui à mulher os crimes de “desacato” e “resistência”.

Rodrigo Falcão foi nomeado secretário em agosto de 2021 pelo prefeito José Aprígio da Silva (Podemos). Em diversas postagens nas redes sociais, ele indica qual seria a ordem aos guardas civis do município.

“Tomara que venha o penta. Ladrão de moto tem q ser tratado como inseto. A ordem aqui em Taboão da Serra é que não tem ideia. Não tem pinote!!! Caso cruzem com os nossos Guardas a ordem é a mesma!”, escreveu recentemente em um post .

O ex-secretário também é acusado de assédio moral contra guardas civis de Taboão, segundo a Associação dos Guardas e Servidores do Estado de São Paulo.

CartaCapital entrou em contato com Rodrigo Falcão, mas ainda não obteve retorno. O espaço segue aberto para manifestação.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.

O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.

Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.

Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo