Sociedade
Prefeitura de SP afasta guardas municipais que agrediram skatistas
Integrantes da GCM usaram spray de pimenta e agarrarm esportista pelo pescoço
A prefeitura de São Paulo afastou nesta segunda-feira 7 os guardas municipais que agiram de forma truculenta contra skatistas na praça Roosevelt, centro da cidade, na última sexta-feira 4. Segundo nota da prefeitura, eles foram “afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana (GCM)”.
O vídeo, publicado no youtube (aqui), mostra um skatista sendo estrangulado por um guarda não identificado, enquanto os outros integrantes da GCM nada fazem para impedi-lo. Em seguida, uma guarda municipal usa spray de pimenta para afastar as pessoas ao redor, inclusive o cinegrafista, que agiam pacificamente naquele momento.
Este foi o primeiro caso envolvendo abusos da guarda municipal divulgado na gestão do prefeito Fernando Haddad (PT). Abaixo, a íntegra da nota da prefeitura:
A Secretaria Municipal de Segurança Urbana, pasta responsável pela Guarda Civil Metropolitana, informa que não tolera condutas como a dos agentes envolvidos em ocorrência com skatistas na Praça Roosevelt em 04/01/2013. Os responsáveis já foram identificados, afastados dos serviços externos e estão sendo ouvidos pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, que adotará as providências cabíveis.
Informamos ainda que as ações dos Guardas Civis Metropolitanos são pautadas pelo respeito ao cidadão e aos direitos humanos e os desvios de conduta dos agentes são apurados pela Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana, órgão independente responsável por investigar irregularidades na Corporação. O órgão trabalha com total imparcialidade para apurar e corrigir qualquer excesso cometido por parte dos funcionários públicos pertencentes à GCM.
Denúncias sobre a conduta dos Guardas Civis devem ser encaminhadas à Corregedoria Geral da Guarda Civil Metropolitana – pelos telefones: 3149-3804 e à Ouvidoria da GCM através do telefone: 0800 – 7700263.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.