Sociedade

Porto Alegre registra novos alagamentos nesta quinta-feira

Fortes chuvas voltaram a atingir a capital do Rio Grande do Sul

Vista aérea de Porto Alegre (RS), em 6 de maio de 2024. Foto: Handout/ Secretaria Estadual de Cultura do RS/AFP
Apoie Siga-nos no

A cidade de Porto Alegre, capital do Rio Grande do Sul, voltou a enfrentar chuvas intensas nesta quinta-feira 23. Vários bairros da cidade registram, no momento, acúmulo de águas na rua.

Os bairros mais afetados, por ora, são:

  • Centro;
  • Cidade Baixa;
  • Cavalhada;
  • Jardim Itu;
  • Ipanema,
  • Praia de Belas;
  • e Meninos Deus. 

De acordo com o Departamento Municipal de Água e Esgoto (DMAE), uma das estações de bombeamento do bairro Menino Deus está operando com capacidade reduzida. Como consequência, o lixo se acumula sobre a água em alguns pontos da cidade.

Nas últimas seis horas, já choveu 34,8mm em Porto Alegre, segundo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). O instituto emitiu, também, novos alertas de perigo para a região

Estão previstas chuvas entre 30 milímetros por hora (mm/h) e 60 mm/h ou 50mm/dia e 100 mm/dia; ventos intensos (60 a 100 km/h); e queda de granizo. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e de alagamentos.

No Cais Mauá, o nível do lago Guaíba está em 3,87m, segundo a última medição feita no final da manhã.

O DMAE também tratou do tema, dizendo que o volume de chuvas nesta quinta está “além do que os modelos previam”. A declaração é do diretor-geral do órgão, Maurício Loss. 

Em postagem na rede X, ele afirmou que as equipes estão trabalhando para ampliar o trabalho das casas de bomba, especialmente as que atendem aos bairros Cidade Baixa e Menino Deus.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo