Sociedade

Policial militar ‘enforca’ aluno em escola no litoral de São Paulo

O caso teria ocorrido após o estudante chamar o agente de ‘pedófilo’

Aluno é intimidado por agentes da Polícia Militar em escola estadual de Santos. Foto: Reprodução
Apoie Siga-nos no

Um estudante de 16 anos teve o pescoço apertado por um agente da Polícia Militar na Escola Estadual Dona Luiza Macuco, em Santos, no litoral de São Paulo. As imagens foram registradas por duas alunas durante a saída, na terça-feira 15.

No vídeo, é possível ver o adolescente com as mãos para trás enquanto é confrontado por dois agentes, momento em que um deles segura o pescoço do jovem e o pressiona contra a parede. A agressão ocorreu após o aluno questionar por que o PM estava “olhando a bunda” de sua namorada, ressaltar que ambos são menores de idade e chamá-lo de “pedófilo”.

Após o episódio, a diretoria da escola instruiu a família do aluno a protocolar um boletim de ocorrência. Em nota, a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo informou que os responsáveis pelo estudante foram chamados e levados à Central de Polícia Judiciária para registrar o caso. Já foram realizados exames no Instituo Médico Legal, e os laudos estão em elaboração.

Questionada por CartaCapital sobre o motivo de os agentes da PM estarem dentro do colégio, a Secretaria de Educação repetiu o pronunciamento emitido pela SSP.

Ouvido pelo G1, o aluno alegou que o PM que o pegou pelo pescoço teria feito uma ameaça: “Quando eu te encontrar na rua, vou enchê-lo de bala”.

Em depoimento, o policial disse ter ficado “indignado” com o desacato do jovem. O PM afirmou ter aguardado o encerramento das aulas e, com o apoio da direção da escola, conduziu o aluno até o pátio do colégio – momento em que o vídeo foi gravado. Ainda segundo ele, o aluno teria repetido a acusação e usado o termo ‘jack’ (uma gíria para estuprador), o que teria motivado a agressão. O caso foi registrado como desacato, ameaça e vias de fato.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Um minuto, por favor…

O bolsonarismo perdeu a batalha das urnas, mas não está morto.

Diante de um país tão dividido e arrasado, é preciso centrar esforços em uma reconstrução.

Seu apoio, leitor, será ainda mais fundamental.

Se você valoriza o bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando por um novo Brasil.

Assine a edição semanal da revista;

Ou contribua, com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo