Sociedade
Policiais envolvidos na morte de Thiago Flausino são indiciados por fraude processual
A fraude se caracterizou por indícios da tentativa de incluir uma arma de fogo na cena do crime, com o objetivo de incriminar o jovem de 13 anos


A Corregedoria da Polícia Militar indiciou por fraude processual quatro policiais envolvidos na morte do adolescente Thiago Flausino, na Cidade de Deus, no Rio de Janeiro.
A investigação também apontou indícios de omissão de socorro e descumprimento de missão por parte dos agentes, à época lotados no Batalhão de Polícia de Choque.
A fraude processual se caracterizou, segundo a Corregedoria, diante de elementos a apontarem a tentativa de incluir uma arma de fogo na cena do crime, com o objetivo de incriminar o adolescente. Os investigadores também descobriram que os PMs utilizaram um carro descaracterizado na ação, em linha com a versão sustentada pelos familiares da vítima.
Thiago, de 13 anos, estava na garupa de uma moto e foi alvejado por três tiros, um na parte traseira da perna, um nas costas e outro que perfurou as duas canelas. O caso ocorreu na madrugada de 7 de agosto.
A Corregedoria informou que a investigação interna ocorreu simultaneamente à apuração da polícia, com base no depoimento dos policiais envolvidos: Diego Pereira Leal, Aslan Wagner Ribeiro de Faria, Silvio Gomes dos Santos e Roni Cordeiro de Lima.
Após o processo, o órgão pediu a prisão preventiva dos agentes, sob a justificativa de que eles, em liberdade, teriam a oportunidade de apagar possíveis evidências do crime, além de pressionar testemunhas. Outra medida é o afastamento do serviço de rua até o fim das investigações.
A Corregedoria informou, por fim, que o processo foi encaminhado ao Ministério Público Militar.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Homem é morto pela PM após confronto durante Operação Escudo
Por Agência Brasil
Defensoria: maioria dos presos na Operação Escudo estava desarmada
Por Agência Brasil
Entenda as suspeitas que motivaram a operação policial contra Jair Renan Bolsonaro
Por André Lucena