Sociedade
Policiais do Massacre do Carandiru não serão condenados, dizem leitores
A maioria dos internautas disse que o destino dos acusados de participar da chacina deve ser o mesmo do coronel Ubiratan, mandante dos crimes e absolvido pela Justiça
O site de CartaCapital perguntou: você acha que os policiais acusados de participação no Massacre do Carandiru serão condenados?
Entre os dias 12 e 19 de abril, 2.385 internautas participaram da enquete. A maioria (62%, ou 1.490 votos) afirmou que “não”. Para eles, assim como ocorreu com o coronel Ubiratan Guimarães, comandante da operação, os policiais serão inocentados pela Justiça.
Outros 38% (895 votos) afirmaram que sim. Segundo estes leitores, “a sociedade não pode tolerar execuções extrajudiciais e crimes cometidos por agentes da lei”.
Dividido em etapas, o julgamento da chacina teve início na segunda-feira 15 e deve durar duas semanas. Os 26 réus julgados agora são acusados por 15 mortes ocorridas no segundo pavimento do Pavilhão 9.
A nova enquete já está no ar: O que você acha do projeto que barra o acesso de novos partidos ao fundo partidário e ao tempo de tevê nas eleições? Dê a sua opinião!
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Muita gente esqueceu o que escreveu, disse ou defendeu. Nós não. O compromisso de CartaCapital com os princípios do bom jornalismo permanece o mesmo.
O combate à desigualdade nos importa. A denúncia das injustiças importa. Importa uma democracia digna do nome. Importa o apego à verdade factual e a honestidade.
Estamos aqui, há mais de 30 anos, porque nos importamos. Como nossos fiéis leitores, CartaCapital segue atenta.
Se o bom jornalismo também importa para você, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal de CartaCapital ou contribua com o quanto puder.



