Sociedade
Polícia prende homem acusado de postar ameaças a Felca nas redes sociais
O youtuber ganhou projeção após denúncias de conteúdos contra ‘adultização’


Um homem foi preso nesta segunda-feira 25, em Olinda (PE), acusado de postar ameaças contra o youtuber Felipe Bressanim Pereira, o Felca, que ganhou projeção nacional após publicações de vídeos sobre ‘adultização‘ de crianças e adolescentes.
Apesar da detenção ter acontecido em Pernambuco, a operação foi realizada pela Polícia Civil de São Paulo, que investiga as ameaças por meio da Delegacia de Crimes Cibernéticos e do Departamento Estadual de Investigações Criminais. Os policiais paulistas contaram com apoio de agentes pernambucanos na ação.
Além do acusado de postagem das ameaças, um segundo homem foi preso durante a operação desta segunda. Ele estava na mesma residência, com o computador ligado, quando os policiais foram cumprir mandados de busca, apreensão e de prisão do homem identificado como autor das ameaças.
O vídeo produzido por Felca se tornou uma referência no tema da adultização e já alcançou mais de 30 milhões de visualizações. O tema, que já tinha sido pautado em diferentes ocasiões no Congresso Nacional, teve as discussões aceleradas após a repercussão da publicação. O Senado abriu uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar a ‘adultização’ e a Câmara aprovou a urgência de um projeto de lei para proteger as crianças nas redes sociais.
Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome
Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.
CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.
Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.
Leia também

Senadora propõe convidar youtuber Felca para debate sobre ‘adultização’ na CCJ
Por Getulio Xavier
Os projetos de lei que Motta pode pautar após denúncia de Felca sobre ‘adultização’
Por Wendal Carmo