Sociedade

Polícia Militar bate recorde de mortes em São Paulo

Em 2020, mesmo com principais indicadores criminais em queda, número de mortes é o maior da história

Foto: Eduardo Saraiva
Apoie Siga-nos no

O número de pessoas mortas por policiais militares no estado de São Paulo em 2020 é o maior em 19 anos.

De acordo com  levantamento feito pelo G1 e Globonews, com base em dados da Corregedoria da Polícia Militar no Diário Oficial, foram 442 vítimas da PM só de janeiro a maio deste ano.

O índice ultrapassou o número de mortos por PMs em 2003, com 409 mortes em decorrência de intervenção policial.

Em resposta, a Secretaria da Segurança Pública informou, por meio de nota, que demitiu ou expulsou, no mesmo período, 80 policiais civis e militares por desvios de conduta.

 

O número de policiais mortos também aumentou. A PM informou que até o momento 19 militares já morreram. Se comparado com o mesmo período, de 1º de janeiro a 23 de junho de 2019, houve crescimento de 138%: de 8 para 19.

Apesar da letalidade policial ter sido recorde nesses primeiros 5 meses, outros crimes violentos caíram durante a quarentena imposta para combater o coronavírus. Em maio, por exemplo, os estupros caíram 46%: de 285, em 2019, para 155 neste ano.

Os furtos em geral caíram 49%, de 46.625 em maio de 2019 para 23.778 em maio de 2020, assim como os roubos, que caíram 28,5%, e os roubos de veículos, com queda de 51%.

ENTENDA MAIS SOBRE: , , , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Os Brasis divididos pelo bolsonarismo vivem, pensam e se informam em universos paralelos. A vitória de Lula nos dá, finalmente, perspectivas de retomada da vida em um país minimamente normal. Essa reconstrução, porém, será difícil e demorada. E seu apoio, leitor, é ainda mais fundamental.

Portanto, se você é daqueles brasileiros que ainda valorizam e acreditam no bom jornalismo, ajude CartaCapital a seguir lutando. Contribua com o quanto puder.

Quero apoiar

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo