Sociedade

Polícia identifica mulher que cometeu atos racistas em São Paulo

Mulher direcionou ofensas a um homem no bairro do Jabaquara: ‘Preto, macaco, chimpanzé’

Polícia identifica mulher que cometeu atos racistas em São Paulo
Polícia identifica mulher que cometeu atos racistas em São Paulo
Créditos: divulgação/redes sociais
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil identificou na quarta-feira 16 a  mulher que direcionou xingamentos racistas a um homem que caminhava no bairro do Jabaquara, zona sul da cidade de São Paulo, com o filho. O caso aconteceu no sábado 12.

Segundo a polícia, esse não é o primeiro boletim de ocorrência por xingamentos registrado na cidade contra a mulher. Ela será chamada para depor na 97ª Delegacia de Polícia e responderá pelo crime de injúria racial.

Além de injúria racial, há o crime de racismo, previsto na Lei n. 7.716/1989, e aplicado quando a ofensa discriminatória se dirige a um grupo. O crime prevê de três a cinco anos de reclusão.

De acordo com a Secretaria da Segurança Pública (SSP), o caso foi registrado como injúria racial pelo 35º DP, mas é investigado pelo 97º DP Americanópolis, responsável pela área onde ocorreu o episódio.

Entenda o caso

Leandro Antônio Eusdacio Xavier, de 39 anos, presenciou uma mulher proferindo ataques racistas contra pessoas na rua e resolveu filmar a cena com um celular, na tentativa de fazê-la parar. Foi quando ele próprio também virou alvo dos ataques.

“Vai, continua xingando preto”, diz Leandro, ao que a mulher responde: “É preto, macaco, e aí? Preto, macaco, chimpanzé. Posta que eu vou te processar e pegar dinheiro. Xingo o quanto quiser, tenho carta branca. Preto, macaco, chimpanzé, orangotango. Vai, posta”.

Após o vídeo circular nas redes sociais, outras publicações supostamente relativas à mesma mulher surgiram. A página Distrito Jabaquara Alerta publicou um vídeo no qual afirma ser a mesma pessoa citando expressões racistas em uma rua da região.

Espaço Morador Contribuindo 🤳.. "Gravei essa mesma mulher que vocês postaram agora há pouco xingando e praticando atos de racismo "

Posted by Distrito Jabaquara Alerta on Sunday, September 13, 2020

ENTENDA MAIS SOBRE: , , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

Apoie o jornalismo que chama as coisas pelo nome

Depois de anos bicudos, voltamos a um Brasil minimamente normal. Este novo normal, contudo, segue repleto de incertezas. A ameaça bolsonarista persiste e os apetites do mercado e do Congresso continuam a pressionar o governo. Lá fora, o avanço global da extrema-direita e a brutalidade em Gaza e na Ucrânia arriscam implodir os frágeis alicerces da governança mundial.

CartaCapital não tem o apoio de bancos e fundações. Sobrevive, unicamente, da venda de anúncios e projetos e das contribuições de seus leitores. E seu apoio, leitor, é cada vez mais fundamental.

Não deixe a Carta parar. Se você valoriza o bom jornalismo, nos ajude a seguir lutando. Assine a edição semanal da revista ou contribua com o quanto puder.

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo