Sociedade

Polícia do Rio deflagra operação que mira braço financeiro do Comando Vermelho

Os agentes miram traficantes ligados a Marcinho VP, líder central da facção; o rapper Oruam também estaria entre os alvos, além de familiares

Polícia do Rio deflagra operação que mira braço financeiro do Comando Vermelho
Polícia do Rio deflagra operação que mira braço financeiro do Comando Vermelho
Reprodução/PCERJ
Apoie Siga-nos no

A Polícia Civil do Rio de Janeiro deflagrou, nesta quarta-feira 29, uma operação para desarticular o braço financeiro do Comando Vermelho, responsável pela movimentação e ocultação de recursos oriundos do tráfico de drogas.

A operação mira traficantes ligados a ‘Marcinho VP’, liderança central da facção; o filho de Marcinho, o rapper Oruam, também estaria entre os alvos, além de familiares. Até o momento, um criminoso foi preso.

A Polícia afirma ter identificado, por meio de investigações realizadas ao longo de um ano, a engrenagem financeira utilizada pela organização criminosa: um sistema estruturado de recebimento, pulverização e reinserção de valores ilícitos no circuito econômico formal. As apurações, segundo a corporação, tiveram como base a análise de dados extraídos de dispositivos eletrônicos apreendidos, além do cruzamento de informações telemáticas e financeiras.

Ainda segundo os agentes, recursos provenientes do tráfico eram repassados por lideranças da facção a operadores financeiros, que realizavam a fragmentação dos valores por meio de contas de terceiros, além de utilizá-los para pagamento de despesas, aquisição de bens e ocultação patrimonial.

Também foram identificadas movimentações financeiras incompatíveis com a renda declarada pelos investigados, evidenciando a origem ilícita dos recursos. A apuração apontou ainda a atuação coordenada de diversos integrantes, incluindo operadores responsáveis por intermediar transações sucessivas com o objetivo de dificultar o rastreamento do dinheiro.

A investigação identificou diálogos entre Carlos Costa Neves, conhecido como “Gardenal”, apontado como uma das principais lideranças do Comando Vermelho, e um miliciano. Segundo os agentes, as conversas reforçam a influência de Márcio dos Santos Nepomuceno, o “Marcinho VP”, como liderança central da facção, mesmo após anos de encarceramento.

De acordo com informações da delegada Iasminy Vergetti, a família de ‘VP’ está envolvida no esquema. “A família dele se vincula como terceiros que gerenciam esse dinheiro, dinheiro ilícito que provém do tráfico, a partir de compra de imóveis, fazendas, que muitas vezes tão em nomes de terceiros”, afirmou.

A Polícia afirma que as investigações continuam para identificar outros envolvidos, possíveis empresas utilizadas na lavagem de dinheiro e beneficiários indiretos dos recursos ilícitos. A ação é um desdobramento da ‘Operação Contenção’ que, em outubro de 2025, deixou 122 mortos nos complexos da Penha e Alemão, sendo considerada a mais letal da história do País.

ENTENDA MAIS SOBRE: , ,

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo

2026 já começou

Às vésperas das eleições de 2026, o País volta a encarar um ponto de inflexão: o futuro democrático está novamente em jogo.

A ameaça bolsonarista não foi derrotada, apenas recuou. No Congresso, forças conservadoras seguem ditando o ritmo. Lá fora, o avanço da extrema-direita e os conflitos em Gaza, no Irã e na Ucrânia agravam a instabilidade global.

Se você valoriza o jornalismo crítico, independente e comprometido com a democracia, este é o momento de agir.

Assine ou contribua com o quanto puder.

Leia também

Jornalismo crítico e inteligente. Todos os dias, no seu e-mail

Assine nossa newsletter

Assine nossa newsletter e receba um boletim matinal exclusivo